São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA/ESTRÉIA

"PETER PAN - DE VOLTA À TERRA DO NUNCA"

Novo desenho reconquista a infância

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

"Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca" mostra nova aventura de Peter, levando agora à Terra do Nunca a filha de sua amiga Wendy, para lutar contra o Capitão Gancho e contar histórias aos meninos perdidos. O conto de James Barrie com o personagem é de 1902 e foi recriado pelos estúdios Disney em 1953.
O desenho original moldou a recepção da obra de Barrie. Para sempre ter-se-á a imagem de Peter como o sonho do menino que usufrui da infância num mundo mágico e feliz. A maioria dos ilustradores não escapa da imagem do duende verde de orelhas pontudas da Disney, como atestam os desenhos de Michael Foreman na edição integral do texto (Companhia das Letrinhas, 1999).
A nova versão faz menção à infância vitimada pela guerra. "De Volta" muda o design dos personagens e é mais ágil -combina com a velocidade de assimilação de informações das crianças contemporâneas. O filme joga com sombras, fragmenta levemente a narrativa e cria imagens que remetem ao visual caleidoscópico das animações japonesas.
Como foi produzido pela Walt Disney Television Animation, seu destino será dar continuidade aos clássicos que alimentam a TV.



Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca
Return to Never Land

   

Direção: Robin Budd e Donovan Cook
Produção: EUA/Canadá/Austrália, 2002
Quando: a partir de hoje nos cines Itaquera 2, Center Iguatemi 2 e circuito





Texto Anterior: Erika Palomino: Da estranha nudez fashion de Beecroft
Próximo Texto: Festival de Curitiba - "O Auto dos Bons Tratos": Latão usa monocórdico contra o cordial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.