São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"HYSTERIA"

"Hysteria" encanta a platéia pela delicadeza

DO ENVIADO A CURITIBA

Montagens que tentam interagir à força com a platéia têm muito a aprender com o Grupo 19 de Teatro. A partir do universo de um hospício feminino carioca no final do século 19, e sob orientação de Antônio Araújo, do Teatro da Vertigem, o diretor e dramaturgista iniciante Luiz Fernando Marques dá em "Hysteria" provas de grande maturidade, ao usar recursos do teatro experimental para aprofundar temas delicados.
Ao separar a platéia por gênero, consegue criar uma intimidade entre as mulheres (as cinco atrizes e as 20 mulheres da platéia, que sentam lado a lado em bancos), promovendo com cuidado uma troca de confidências que é observada por 20 homens, sentados em duas fileiras mais afastadas.
O procedimento é altamente eficaz, permitindo solos de atrizes igualmente iniciantes, mas que se inserem sem ostentação no seleto grupo dos atores-compositores, que pesquisam seu texto, encontram a marcação em cumplicidade com o diretor e estão aptas, assim, a se moldar às reações da platéia, a improvisar a partir do acaso, sem perder as personagens.
Pela visão distanciada que a montagem propõe aos homens, questões relegadas a superadas discussões feministas ressurgem com força: a repressão social ao desejo feminino, a solidão e a solidariedade entre mulheres, as utopias de transgressão ou só (ou seria sobretudo?) a beleza de um corpo feminino, que não se revela nas revistas ditas masculinas.
Aos poucos, cada indivíduo vai surgindo com vigor na trama, não só entre as atrizes, mas também entre as "atrizes convidadas" da platéia. "Hysteria" dá visibilidade ao mais recôndito segredo feminino. E, é bom ressaltar, sensibilizando a todos: olhos também se marejam na ala masculina.
(SERGIO SALVIA COELHO)


Avaliação:     


Texto Anterior: Festival de Curitiba - "O Auto dos Bons Tratos": Latão usa monocórdico contra o cordial
Próximo Texto: Cia. Elevador encontra Pé no Chão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.