São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRASES

"A esfera econômica atingiu sua extensão máxima e hoje não pode ser trocada por nada. Antigamente podíamos ver que a economia correspondia a um progresso técnico, industrial. Hoje em dia chegamos a um limite tal em que não há nenhum valor transcendente. Se não havia como trocar a economia por algo fora dela, hoje mesmo as trocas dentro da própria economia são intercâmbios de nada."
JEAN BAUDRILLARD, em entrevista à Folha

"Jamais houve uma "economia" -uma organização do valor que tenha uma coerência estável, um destino universal, um sentido? No absoluto: não. Terá mesmo jamais havido um "real'? Nesse abismo da incerteza, o real, o valor, a lei são exceções, fenômenos excepcionais. A ilusão é a regra fundamental."

"Não existe equivalência para o mundo. O que existe é sua definição ou indefinição. Sem equivalente, sem duplo, sem representação, sem espelho."
IDEM, trechos do livro "A Troca Impossível" (Nova Fronteira)


Texto Anterior: Bienal do Livro: O pensador das incertezas
Próximo Texto: Um chá com Lygia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.