São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

As lições de liberdade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A delicadeza é uma virtude quase perdida no cinema que, hoje, prefere muito mais a violência e a ação. Talvez por isso esquecemos com facilidade de um filme como "Tomates Verdes Fritos" (Telecine Emotion, 18h50).
Não é um grande filme, e não será injusto observar o viés feminista como uma fragilidade talvez imperdoável.
No entanto, isso é compensado pelo encanto das personagens. Há uma Kathy Bates que adora comer chocolate. Desculpamos que o faça por frustração. Ela o faz com classe.
Existe uma mulher que teve um exemplo (Jessica Tandy), e há outra que foi um exemplo (Mary Stuart Masterson). Mais do que isso, o filme de Jon Avnet tem uma lição de liberdade. Pode não ser tudo, mas com certeza é mais do que nada.

TV ABERTA

Um Carro Eletrizante
Record, 14h20.
(Breakout). EUA, 1996, 85 min. Direção: John Bradshaw. Com J. Evan Bonifant, Holly Gagnier, Robert Carradine. Enquanto desenvolve um projeto secreto de bateria superpotente para automóveis (que substituiria a gasolina), cientista tem seu filho seqüestrado. Claro que as grandes empresas petrolíferas têm muito a ver com o seqüestro, cujo objetivo é deter o projeto. Pode até ser verossímil, mas o que move um filme não é a verossimilhança.

Os Picaretas
Globo, 15h40.
(Bowfinger). EUA, 1999, 97 min. Direção: Frank Oz. Com Steve Martin, Eddie Murphy. Martin é um produtor de cinema na pior, que, para emplacar um sucesso, trata de incluir um astro (Murphy) em seu filme. Só que o astro não sabe disso. Com o mundo do cinema em perspectiva, Frank Oz explora com talento seus atores cômicos e também talentosos.

Intercine
Globo, 1h45.
Entra na sexta o preferido dos votantes, entre "O Beijo da Morte" (1995, de Barbet Schroeder, com David Caruso, Nicolas Cage, Samuel L. Jackson) e "Um Amor Verdadeiro" (1998, de Carl Franklin, com Meryl Streep, Renée Zellweger, William Hurt).

Miss Simpatia
SBT, 22h30.
(Miss Congeniality). EUA, 2000, 111 min. Direção: Donald Petrie. Com Sandra Bullock, Michael Caine, Candice Bergen. Policial durona precisa se fazer de miss e se infiltrar num concurso de beleza em que as candidatas estão ameaçadas por malfeitores. Filme que levantou a carreira de Bullock, que faz uma desajeitada simpática e transmite simpatia a um filme de roteiro e direção frouxos.

Cadillac Cor-de-Rosa
SBT, 3h45.
(Pink Cadillac). EUA, 1989, 125 min. Direção: Buddy van Horn. Com Clint Eastwood, Bernadete Peters. Clint aqui é um caçador de recompensas que, após capturar a mulher que foge num cadillac rosa, decide que o seu contratante e marido da garota é um cretino (o que é fato) e muda de lado. Não é uma comédia inesquecível, mas um veículo simpático para Clint, também produtor do filme. Só para São Paulo.

Rain Man
Globo, 3h55.
(Rain Man). EUA, 1988, 140 min. Direção: Barry Levinson. Com Dustin Hoffman, Tom Cruise. Yuppie (Cruise) descobre que seu pai, ao morrer, deixou vasta herança para um irmão de quem nunca ouvira falar. Na verdade, um autista (Hoffman). Cruise parte em busca do dinheiro, mas é pelo irmão que se afeiçoa ao longo do trajeto. Simpático, mas, à moda de Barry Levinson, não se completa. E, como de costume, Hoffman dá seu show particular, em vez de fazer o papel. Acima da média. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Quanta Mala x Guatemala!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.