São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA COMÉDIA

Em busca de um trabalho, jovens encontram a espiritualidade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Bollywood Dreams" começa como uma viagem profissional: três jovens atrizes vão à Índia, seduzidas pela enorme produção cinematográfica local e crentes de que não lhes faltará emprego.
Na imigração têm que dar um jeitinho. Em vez de explicar ao agente os problemas que passam no Brasil, a mais esperta resume: "Viemos para uma viagem espiritual".
O que o futuro lhes reserva, no entanto, é um tanto diferente de suas expectativas. Logo percebem que são três garotas num país cujas regras e costumes desconhecem. É assim que a jornada profissional se transforma em espiritual, em um lento aprendizado de deuses, danças, trens e cinema.
Há aspectos relevantes que ficaram de lado, talvez a alimentação seja a mais importante. Mas essa não é a questão: existe no comportamento das garotas uma irresponsabilidade que as leva a uma espécie de beco sem saída. É possível que seja esse o principal aprendizado da trajetória: o de que é a si mesmas que buscam, do caos da existência, mais do que o trabalho ou a compreensão do país remoto e complexo.
O aspecto faz do filme juvenil, não pela promessa de distração, mas por tocar preocupações de pessoas a partir dos 18 anos (e até que idade, impossível dizer: até se encontrarem).
Do ponto de vista estilístico, é limitado pelo orçamento, o que dá a impressão permanente de assistirmos a um documentário. Com as vantagens de uma vivacidade na apreensão das coisas, que parecem improvisadas.
E desvantagens. Isso também parece determinar as desigualdades, os altos e baixos desta estreia que parte, visivelmente, de uma jovem diretora dotada de vida interior: não é tão frequente quanto se poderia desejar.

BOLLYWOOD DREAMS - O SONHO DE BOLLYWOOD

DIREÇÃO Beatriz Seigner
PRODUÇÃO Brasil/Índia/EUA, 2009
COM Paula Braun, Lorena Lobato e Nataly Cabanas
ONDE nos cines Espaço Unibanco Augusta, Pompeia e Frei Caneca Arteplex
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Cinema: Brasileira filma jornada de atrizes em Bollywood
Próximo Texto: Crítica/Drama: "Natimorto" faz ficção sobre negação da existência de agente musical assexuado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.