São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"BRASIL SÉCULO 20"

Livro didático recoloca a canção popular no contexto histórico

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Parece que aos poucos a música popular brasileira vai entrando de novo pela porta da frente da história do Brasil. Além das recuperações de acervos históricos, acontece agora a edição do livro "Brasil Século 20 - Ao Pé da Letra da Canção Popular".
De caráter didático, o livro dos professores Luciana Salles Worms e Wellington Borges Costa parte do princípio de recontar a epopéia brasileira no século 20 pelo viés das canções que marcaram cada momento histórico.
Inevitavelmente, a pesquisa sublinha letras e músicas de fundo político, e é um prazer perceber como elas foram abundantes da MPB do século passado.
O painel resulta extenso, seja por canções de registro contestatório ("Cálice", de Chico Buarque e Gilberto Gil; "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho) ou ufanista ("Aquarela do Brasil", de Ary Barroso; "Pra Frente, Brasil", de Miguel Gustavo).
Prejudicam o livro momentos em que o didatismo histórico e a superficialidade sobrepujam a pesquisa das canções, e a sensação final é de que um trabalho aprofundado de pesquisa e análise do tema ainda é coisa por vir.
Mas o didático livrinho de agora pode ser um passo largo nessa direção, destinado a quem dos anos 90 para cá se acostumou a achar que música e política não têm nada a ver uma com a outra -ou seja, a garotada.


Brasil Século 20 - Ao Pé da Letra da Canção Popular    
Autores: Luciana Salles Worms e Wellington Borges Costa
Editora: Nova Didática
Quanto: R$ 34 (300 págs.)




Texto Anterior: Música/Patrimônio: Projeto restaura acervo histórico e raro
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Um invasor inofensivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.