São Paulo, segunda, 29 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritor criou mosqueteiros

de Paris

Alexandre Dumas (1802-1870) é um dos mais populares escritores românticos da França. Até hoje seus livros são bastante apreciados e constituem permanente matéria-prima para o cinema ou o teatro -o filme "O Homem da Máscara de Ferro", com Leonardo Di Caprio, é um exemplo recente.
Seus livros são constantemente reeditados na França. Nos últimos meses, além do romance perdido sobre a família real de Sabóia, lançaram-se novas edições de "O Visconde de Bragelonne" e "Os Moicanos de Paris".
Os personagens mais famosos que criou são os mosqueteiros D'Artagnan, Athos, Porthos e Aramis, protagonistas da célebre série de romances iniciada com "Os Três Mosqueteiros", em 1844.
Duque de Sabóia
Em seus 68 anos de vida, Dumas escreveu mais de 300 volumes de romances, sobretudo históricos, contando as aventuras da corte francesa dos séculos 16, 17 e 18 .
Em "La Royale Maison de Savoie", a ação se desenvolve durante as intermináveis guerras que opuseram, no século 16, a França, o Sacro Império Romano Germânico (que incluía a Espanha e a Alemanha) e o papado -em geral pelo domínio de regiões da Itália.
O principal personagem é o duque de Sabóia, Emmanuel-Philibert, aliado dos imperadores Carlos 5º e Felipe 2º e, por consequência, inimigo do rei da França, Henrique 2º.
Típico personagem romântico, Emmanuel-Philibert é um poço de virtudes aristocráticas como a coragem, a lealdade e a retidão. (RA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.