São Paulo, segunda, 29 de junho de 1998

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TELEVISÃO
Pesquisa leva GNT a colocar no ar programas dublados
Guerra pela audiência entre TVs abertas afeta TVs por assinatura

ANNA LEE
da Sucursal do Rio

A disputa pela audiência entre as TVs abertas está atingindo as TVs por assinatura. Essa é uma das conclusões da última pesquisa realizada, em março, pela programadora Globosat para avaliar o desempenho de seus canais por assinatura: MultiShow, GNT, GloboNews, SporTV, Futura e os cinco Telecines.
"Se compararmos o número anterior que retrata a relação entre os telespectadores de canais abertos e os de canais por assinatura com o revelado pela última pesquisa, verificamos aumento na audiência das TVs abertas", disse Alberto Pecegueiro, diretor da Globosat, sem revelar os números.
"A participação das TVs por assinatura nessa relação caiu porque, como a pesquisa apontou, o número de televisores ligados nos canais abertos aumentou. Mas a nossa audiência absoluta se manteve constante."
Segundo Pecegueiro, "o apelo de programas como "Ratinho Livre' foi o principal responsável pelo aumento da audiência das TVs abertas. Mas, como os próprios números da TV aberta mostram, a tendência é um refluxo da audiência desse tipo de programa".
De qualquer forma, a pesquisa levou o GNT a mexer na sua estratégia de programação. A partir desta quarta, o canal transmite 140 horas de programação internacional inédita no Brasil, com documentários, séries e especiais. Os programas sobre turismo, antropologia, ecologia e mundo animal serão apresentados em português.
O objetivo, diz a diretora do GNT, Letícia Muhana, é atender principalmente aos mais jovens e idosos, que revelaram preferir "ver do que ler". Até então, as séries estrangeiras eram legendadas.



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