São Paulo, Terça-feira, 29 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Show responde a pretensa tristeza

de Londres

"Me sinto estúpido esta noite", disse Michael Stipe ao abrir o primeiro show da turnê "Up", do REM, em Londres, na última terça-feira, no Earls Court Pavillion.
Ao contrário da fragilidade sugerida pelo vocalista com essa introdução, a banda norte-americana fez um show pesado, guitarras distorcidas, ritmo acelerado.
Velhos hits, como "The One I Love", "It's the End of the World" e "The Finest Worksong", reapareceram em roupagem dinâmica, frenética, reinterpretadas em cada detalhe.
O show funcionou como uma resposta às recentes críticas que vêm dizendo que o REM está se tornando uma banda triste e lamuriosa, como inspiram as letras cheias de lirismo do CD "Up".
Durante duas horas de espetáculo, Peter Buck, Mike Mills e Michael Stipe dispensaram os hits melódicos em favor de faixas menos óbvias e mais roqueiras de discos dos anos 90, como "Monster" e "New Adventures in the Hi-Fi".
As cerca de 18 mil pessoas presentes (lotação máxima) puderam também ouvir piadas, pequenas fábulas filosóficas com animais como personagens e um trecho ("não lembro o resto da música") de "Unsuspicious Minds", de Elvis Presley.
Do mais novo disco, "Up", a banda atacou com as canções mais introspectivas: "Daysleeper", "At my Most Beautiful" e "Suspicious".
O REM nasceu como uma "college band", totalmente independente e de formato musical tradicional (guitarra, baixo e bateria) e limitado. Para alcançar o estrelato, a banda se apoiou nas letras tocantes, na performance de Michael Stipe, nos arranjos sutis e nas melodias inspiradas.
Hoje, depois de cerca de 45 milhões de discos vendidos, o grupo ainda mantém a postura e a agressividade de uma banda de rock escolar. Renunciando ao espetáculo de arena, a banda se revela frágil e sincera, como Stipe ao comandar a multidão, gesticulando e fugindo para trás do palco: "I thought that I heard you laughing" ("pensei tê-los ouvido rir"). (SC)

Texto Anterior: Música: REM quer vir ao Brasil no verão de 2000
Próximo Texto: Guitarrista Buck diz que prefere discos mais intimistas da banda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.