UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

"Foto Arte 2003" destaca Brasília

EDER CHIODETTO
EDITOR DE FOTOGRAFIA

Com 45 mostras que envolveram 178 artistas em 24 espaços expositivos, o "Foto Arte 2003", que termina em Brasília, roubou a primazia de São Paulo, Rio e Curitiba e, neste ano, se tornou o maior evento de fotografia no país.
Além dos números, a produção do "Foto Arte" conseguiu reunir exposições de qualidade, como as do peruano Martín Chambi, da inglesa Fay Goldwin e dos brasileiros Miguel Rio Branco, Cristiano Mascaro e Orlando Brito, por exemplo, além de mapear com consistência parte da produção contemporânea nacional, representada por trabalhos de Rafael Assef, Vicente de Mello, Odires Mlászho e Vilma Slomp e outros.
Idealizado e coordenado pela galerista Karla Osorio Netto, o evento contabilizava até a última semana um público de 278 mil pessoas, segundo a organização. A expectativa inicial estimava 150 mil pessoas.
Boa parte desse público foi de estudantes da cidade que visitaram as exposições em grupos acompanhados por monitores. Atendendo pedido das escolas, as mostras "Gritos Surdos e Outras Amenidades", de Miguel Rio Branco, "Pele Mecânica", de Arthur Omar, e "Coletas de Umidade", de Brígida Baltar, no Espaço Ecco, deveriam terminar no último final de semana, mas foram prorrogadas até dia 3 de agosto.
Parte do sucesso do evento se deveu às parcerias com empresas. A captação de recursos através de leis de incentivo, que deveria ter sido entre R$ 600 mil e R$ 700 mil, não chegou nem à metade do valor. "Mais de 50% do que precisávamos para fazer o evento acontecer foi obtido na base de permuta com empresas. A opção por uma linha de mostras contemporâneas se deu pelo fato de Brasília ser, ela própria, uma referência de arte contemporânea, seja pela arquitetura ou pelo tipo de arte que aqui se desenvolve", diz Karla.
Além das mostras, o evento teve workshops, palestras e uma parceria com a Universidade de Brasília, que realizou um curso de formação para professores.
A fórmula parece ter dado certo. A segunda edição do "Foto Arte" está prevista para maio de 2004. A programação das mostras que ainda podem ser vistas está no site www.fotoartebrasilia.com.br.


Texto Anterior: Artista deixa dois álbuns inéditos
Próximo Texto: Artes plásticas - "O Retorno dos Gigantes": Grupo observa o passado para tentar dar frescor à arte
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.