UOL


São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Artista enfrenta seus medos em "3.1"

DA REPORTAGEM LOCAL

A letra de "Pacote Pacato", rap-samba-jazz de Tom Zé e Jair Oliveira, diz assim: "Vivo sem medo/ morro de medo/ corro do medo/ bebo do medo/ como do medo/ pois tenho medo/ eis o segredo". Parece ser a voz arguta de Tom Zé decifrando seu novo parceiro. Mas foi Jair quem compôs tais versos. Eis a questão.
No mais denso trabalho artístico de sua carreira, Jair pela primeira vez reconhece em público, visita e pesquisa seus "medos".
Obedece ao tal crítico que reclamou das canções românticas. Elas perdem espaço em "3.1", mas rendem duas das grandes canções do disco, a "prece calada" "Sorriso Insistente" e a bossa marítima "Sem Sol, sem Cobertor". Do medo enfrentado de parecer romântico demais, surgem canções tão compactas, enfrentado nelas até o medo de bem interpretar.
Não importa que para se reconhecer negro (embora não só negro) tenha de lançar mão ainda de algum preconceito (nas contradições de "Todo Mundo Famoso") ou recorrer ao afro-samba branco de João Bosco. "Contigo Sempre" e "Anjo Guardião" são de todo modo negras, muito negras. Como é, também, a rhythm'n'embolada "Arrepios", com participação pernambucana da dupla Caju & Castanha.
Mas mais ainda é "A Ladeira Leva", que tem o conjunto música-letra mais ágil e habilidoso do CD -e é concebida por ele, Jair Oliveira, sozinho.
"Eu pulo, escalo, eu corro atrás/ a vida inteira é na ladeira/ subindo e descendo, sabe/ a gente esbarra nas besteiras/ escuta, esquece, deixa pra trás", sacoleja.
Desistente da ilusão de planície dos CDs anteriores, "3.1" faz o elogio da dificuldade gigantesca que é viver, ainda apenas indicado pela seta de "A Ladeira Leva". Alinhado no ponto de largada, aí vem o brasileiro ex-Jairzinho subindo a ladeira.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


3.1    
Artista: Jair Oliveira
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 28, em média



Texto Anterior: O álbum negro
Próximo Texto: Música: Kings of Leon prega a "salvação" do rock
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.