São Paulo, Quarta-feira, 29 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

PROCURA-SE GAROTAS GOSTOSAS
SBT, 14h15. (Miami Models). EUA, 1994, 90 min. Direção: Paul Madden. Com Jeff Mustard, Kelly Rizzo, Jennifer Langdon. A história diz respeito a chofer que aproveita viagem do chefe e contrata cinco garotas burras e bonitas. O objetivo é usá-las nos golpes que pretende aplicar. O erro de concordância no título brasileiro é um desses que ajudaram a fazer a fama do prof. Pasquale. A promessa é de que esse seja o primeiro de uma longa série de erros (os demais, cinematográficos). A vulgaridade da premissa é assombrosa. Avaliação:  

DOIS VELHOS MAIS RABUGENTOS
Globo, 15h40. (Grumpier Old Men). EUA, 1995, 101 min. Direção: Howard Deutch. Com Jack Lemmon, Walter Matthau, Ann-Margret, Sophia Loren, Daryl Hannah. Depois de muito brigarem no primeiro filme da série ("Dois Velhos Rabugentos", realizado um ano antes), Lemmon e Matthau se unem para impedir que a casa de iscas em que costumam se abastecer transforme-se em um restaurante. Em relação ao filme anterior, o segundo exemplar ganhou significativo reforço feminino, nas pessoas de Sophia Loren e Daryl Hannah, sem por isso perder Ann-Margret. Sem ser grandiosa, essa comédia mostra que há vida na terceira idade, e o faz por meio de dois veteranos comediantes de primeira e mulheres admiráveis. A julgar pelo talento dos atores envolvidos, aliás, parece haver muito mais vida no passado do que no futuro do cinema. Avaliação:    

INTERCINE
Globo, 0h10. "Jogo de Assassinos" (1996, de Albert Pyun, com Christopher Lambert, Ice T.) e "Grande Hotel - Uma Comédia Cinco Estrelas" (1995, de Quentin Tarantino, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e Allison Anders, com Tim Roth, Madonna, Bruce Willis, Antonio Banderas).

CHAPLIN
Globo, 2h15. (Chaplin). Inglaterra, 1992, 144 min. Direção: Richard Attenborough. Com Robert Downey Jr., Geraldine Chaplin, Paul Rhys. Vida e obra de Charles Chaplin, da infância pobre em Londres ao êxito mundial, passando pelos vários problemas que enfrentou, por conta das mulheres ou da política. Biografia academicíssima (e, para completar, interminável) de um cineasta nada acadêmico. Salva-se Downey Jr., notável. Avaliação:  

TV PAGA

"Regra..." é drama alegre de Renoir

da Redação

"A Regra do Jogo" (Eurochannel, 22h) está nos antípodas do cinema "profundo". Tudo, aliás, é superfície na história do grupo de aristocratas que se reúne para uma caçada.
Mas nessa história sem grandes pensamentos sobram idéias. Elas estão em cada gesto, em cada movimento dos atores. Estão no encantamento que Renoir cria em seu drama alegre (como o próprio cineasta definiu).
E, nesses gestos, está a observação de uma sociedade culta, que sucumbe sob o peso das próprias tradições.
Valia para 1939, quando foi feito o filme (na véspera de uma vergonhosa derrota na Segunda Guerra), assim como vale para hoje.
(IA)


Texto Anterior: Oscar Quiroga Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ganhou na Mega Sena e comprou Brasil de volta!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.