São Paulo, sábado, 29 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO

Impacto é na venda direta

Aumento de tarifas dos Correios afeta editores

DA REPORTAGEM LOCAL

Aumento nas tarifas dos Correios anunciado em 13 de julho último levaram editores de livros a iniciar um movimento pedindo a revisão desses valores, que estariam causando forte impacto sobre os custos de distribuição de volumes por postagem.
Segundo o editor Vicente Wissenbach, da Pró-Editores, que endereçou correspondência contra os aumentos a senadores, "os Correios inverteram seu papel histórico, dificultando a distribuição de livros no país".
"Estes aumentos vão afetar, e em muito, as pequenas editoras e as entidades que editam boletins informativos e revistas culturais", diz Wissenbach, que afirma que os aumentos chegam a 300%.
A assessoria de imprensa dos Correios declarou que Wissenbach "compara preços de escalas distintas para tirar conclusões, como se tudo fosse uma só faixa de preços". Segundo a assessoria, as tarifas foram divididas em mais faixas de preço, calculadas por peso do volume postado.
Os aumentos levaram a Abemd (Associação Brasileira de Empresas de Mala Direta) a entrar com ação na Justiça, iniciativa que conquistou o apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro).
"Se for necessário, vamos participar da ação juntamente à Abemd. Temos muita identidade com essa causa. Os Correios estão praticando aumentos de forma abusiva e, o que é pior, não abrem espaço para diálogo", diz Felipe Lindoso, diretor de relações institucionais da CBL
Lindoso aponta que os maiores prejudicados serão os pequenos editores, que fazem venda direta. "Em um país continental e com pouquíssimas livrarias, a mala direta é fundamental", diz.
Os Correios afirmam que já entraram em entendimento para criar política de preços diferenciados para entidades e que atualmente negociam com a CBL.




Texto Anterior: "Sexta-Feira ou a Vida Selvagem": Tournier persegue "face oculta" dos mitos de Crusoé
Próximo Texto: Cinema - "eXistenZ": Cronenberg esmiúça mistérios do organismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.