São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO


REENCONTRO Débora Falabella reviu os amigos do elenco de "A Dona da História" anteontem, na pré-estréia do filme, em São Paulo

VOTORANTIM & MST

Estranho amor

O empresário Antônio Ermírio de Moraes autorizou diretores do setor de papel e celulose do poderoso grupo Votorantim a firmarem convênio com...o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra)!
 
É isso mesmo. Os sem-terra vão plantar eucaliptos em fazendas por eles ocupadas. O empresário, que em maio declarou que o país caminhava para a "anarquia total" depois de ver terras da Votorantim invadidas em Taubaté (SP), explicou à coluna o que está acontecendo:
 

Folha - Como começaram essas conversas entre o grupo Votorantim e o MST?
Antônio Ermírio de Moraes -
Não adianta brigar com foice. Temos que nos aproximar. Temos que pegar o melhor deles e o nosso melhor e trabalhar.

Folha - E como será esse convênio?
Ermírio -
Será em terras que nós temos no Rio Grande do Sul e onde há assentamentos e sem-terra. Eles vão plantar eucaliptos para nós. Vamos pelo menos transformar uma coisa que não vale nada em algo produtivo.

Folha - Para que esse acordo fosse firmado, o senhor conversou com o João Pedro Stedile, líder do MST?
Ermírio -
Não. O assunto está sendo tratado por diretores da empresa [VCP, a Votorantim Papel e Celulose]. Eles ainda estão conversando e deve ser feito um convênio com o grupo. Quando tudo estiver acertado nós vamos avisar.

Folha - Há um certo temor, em algumas áreas até um certo pânico, do MST. O senhor não tem medo?
Ermírio -
Pânico? Por que pânico? Eu não tenho pânico de ninguém. Eu ando sozinho no meio da rua.

ÁLBUM DE FOTOS
Daniella Cicarelli entrou na Justiça contra a revista "VIP". Quer que seja retirada das bancas a edição de outubro, com ela na capa, porque as fotos são de 2001. Felipe Zobaran, diretor da revista, afirma que ainda não foi comunicado de nenhum processo e que tem licença de uso das imagens assinada por Cicarelli na época do ensaio.

NUA NA PARAÍBA
Deu polícia no ensaio da modelo Daniela Cecconello para a "Playboy". Ela posava nua nas ruas de João Pessoa (PB) e, como não é um rosto muito conhecido -ficou famosa numa propaganda de cerveja-, foi denunciada por atentar a moral.

RSVP
O diretor de marketing da Diesel, Marcelo Sebá, esclarece que levou quatro meses para organizar a festa da marca no Rio, mas que não atuou como promoter. "Não convidei ninguém e não sou babá de artista", diz.

IMPRENSA
Uma informação está incendiando Brasília: a de que a Polícia Federal estaria grampeando meia centena de jornalistas numa operação chamada "Gutenberg". A operação de fato existe. Mas o número de jornalistas investigados é bem menor -não chegaria, até agora, a cinco. O motivo: a suspeita de tentativas de achaques. Um poderoso ministro do governo que acompanha a investigação de perto brinca, ao ser perguntado se o número de profissionais é mesmo tão grande: "Isso é consciência pesada dos jornalistas".

CENTRO DA CIDADE
Acendeu a luz mais que amarela na família Sarney: o atual prefeito de São Luís (MA), Tadeu Palácio, pode ser eleito no primeiro turno. Ele é apoiado pelo governador José Reinaldo, que rompeu com os Sarney.

MÚSCULOS
E vai rolar mesmo a malhação no Palácio do Planalto. Está aberta uma licitação para que seja adquirida uma verdadeira academia de ginástica. Vão ser compradas camas elásticas, cadeiras abdutoras (para exercitar a coxa), aparelho para exercício peitoral, máquina para panturrilha, halteres de até 4 kg, tornozeleiras e 50 "bolas ortopédicas para ginástica laboral".

DIVA
A caminho de São Paulo para shows, a cantora inglesa PJ Harvey quer proibir o consumo de cigarros enquanto ela estiver no palco. A restrição se estende à platéia também. Está preocupada com suas cordas vocais. Tanto que pediu para seu camarim ter ventiladores em vez de ar-condicionado.

@ - bergamo@folhasp.com.br

COM ALVARO LEME e DANIEL BERGAMASCO

CURTO-CIRCUITO

O oboísta Alex Klein se apresenta hoje, ao lado da Banda Sinfônica do Estado no teatro Sergio Cardoso.
Bia Yunes Guarita faz pré-lançamento do livro "Toninho Mariutti", com prefácio de Vilma Kovesi, hoje, às 20h, no Boa Mesa.
O ginecologista José Aristodemo Pinotti lança hoje o livro "Tratado de Ginecologia", no Hospital das Clínicas, às 10h.
Marilene Nigro promove almoço em sua casa para 50 mulheres que organizam jantar beneficente da ONG Papet (Projeto, Apoio e Pesquisas Especiais Trilhar), hoje, às 12h30.
Carlos Penteado abre amanhã a exposição "Quilombos em Oriximiná - Negros da Floresta", na Ímã Foto Galeria.


Texto Anterior: Percurso estético do escritor vai do inferno ao paraíso
Próximo Texto: Artes visuais: Com exotismo e críticas, Caci abre as portas em MG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.