São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Série encerra com a "santíssima trindade"

DA REPORTAGEM LOCAL

Se nos primeiros episódios de "7 x Bossa Nova" o eixo girou em torno de Roberto Menescal, Marcos Valle, Carlos Lyra e João Donato (sem esquecer os "netos" da bossa, Celso Fonseca e BossaCucaNova), o último capítulo se rende à "santíssima trindade": Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto.
No decorrer da série exibida pela DirecTV, os três pais da bossa nova estiveram presentes, é claro, mas em aparições pontuais. Aqui, em "Ontem, Hoje e Sempre", o sétimo e último capítulo do especial, o espaço é quase todo dedicado a eles -seja por meio de gravações históricas, comentários calorosos de seus pares ou de depoimentos como o de Tom Jobim.
De imagens de arquivo, há uma gravação, de 1973, de uma participação de Elis Regina no programa "Ensaio", da Cultura. ""O Fino da Bossa" foi tudo de bom e de ruim que pode acontecer na vida de uma pessoa", diz Elis, para depois cantar a tocante "Preciso Aprender a Ser Só". Em outro momento histórico, daqueles que merecem ficar guardados na memória, vemos Tom, ao piano, e Nara Leão, cantando lindamente.
Este episódio final trata ainda do segmento paulista da bossa -até então ausente das memórias bem cariocas da série. Alaíde Costa relembra os bons tempos de Baiúca, reduto de grupos como o Zimbo Trio, homenageado com a exibição de uma gravação de "Garota de Ipanema". Falam ainda dos shows no teatro Paramount, onde Elis se apresentou e tornou-se um "ídolo dos jovens de São Paulo".
Dos números musicais, destacam-se "Wave", interpretado por João Donato, "Alguém Como Tu", por Johnny Alf, e "Sabe Você", por Carlos Lyra.


7 x Bossa Nova - Bossa Nova Ontem, Hoje e Sempre
Quando:
hoje, amanhã e seg., a partir das 12h, no canal 605 da DirecTV


Texto Anterior: Literatura: Belluzzo recebe Prêmio Juca Pato
Próximo Texto: Drauzio Varella: A gripe dos frangos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.