São Paulo, quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Animação tem originalidade de Wes Anderson

RICARDO CALIL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"O Fantástico Sr. Raposo" é uma animação em "stop motion" (filmada quadro a quadro, com bonecos), adaptada de um clássico infantil do escritor britânico Roald Dahl ("A Fantástica Fábrica de Chocolate"). Mas qualquer espectador familiarizado com o cinema independente americano saberá, a todo segundo, que está diante de uma obra de Wes Anderson -idiossincrático cronista do desajuste social, de filmes como "Três é Demais" (1998) e "Viagem a Darjeeling" (2007).
Como Tim Burton em "A Fábrica de Chocolate", Anderson consegue imprimir suas marcas pessoais ao universo de Dahl sem trair sua essência. Ele usa seus atores-fetiche (vozes de Bill Murray, Jason Schwartzman e Owen Wilson), adota uma estética retrô que lembra mais as velhas animações de TV do que os modernos desenhos em 3-D, coloca em cena jovens personagens deslocados, anestesiados diante dos sentimentos mais dilacerantes.
Mas o cineasta não perde de vista que o filme -sobre uma raposa (George Clooney) que ignora o pedido da mulher (Meryl Streep) para deixar de roubar galinheiros -é essencialmente um confronto entre instinto e razão. Ou, transportado para o universo humano, um conflito bem masculino entre a vida de predador solteiro ou provedor casado.


O FANTÁSTICO SR. RAPOSO

Quando: amanhã, às 19h30, no Espaço Unibanco 3
Avaliação: ótimo
Classificação: 12 anos




Texto Anterior: 33º Mostra de SP: "Metropia" usa fotos como base
Próximo Texto: Tesouros do império da Áustria são destaque da Coleção Folha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.