São Paulo, quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tesouros do império da Áustria são destaque da Coleção Folha

No domingo, volume 13 da série traz o Museu de História da Arte de Viena

DA REPORTAGEM LOCAL

A coleção de arte de uma das dinastias mais poderosas e influentes da história europeia, a dos Habsburgos, é a base da riqueza do acervo do Museu de História da Arte de Viena, abordado no volume 13 da Coleção Folha Grandes Museus do Mundo, que chega às bancas no próximo domingo.
Ao todo, são mais de 1.400 pinturas, que documentam a profunda relação com as artes da casa que governou a Áustria durante séculos.
Dentre elas, destacam-se autênticas obras-primas, como a metalinguística "A Arte da Pintura", de Vermeer, o engenhoso "Verão", de Arcimboldo, e a avassaladora "A Torre de Babel", de Pieter Bruegel, o Velho.
Embora a relação dos Habsburgos com as artes fosse antiga, a ideia de reunir todo seu fantástico acervo em um museu só surgiu no século 19.
As delegações estrangeiras que visitaram a capital austríaca em 1815, por ocasião do Congresso de Viena -que redesenhou o mapa da Europa depois da queda de Napoleão-, não ficaram menos do que pasmadas com a opulência e a riqueza das coleções dos Habsburgos.
Décadas mais tarde, o imperador Francisco José, que ocupou o trono da Áustria entre 1848 e 1916, encomendou um projeto aos arquitetos Karl Hasenauer e Gottfried Semper, e, respeitando o gosto da época, os dois palácios em rico estilo renascentista foram inaugurados em 1891.
O Museu de História da Arte de Viena sobreviveu ao fim da monarquia dos Habsburgos, bem como à sangrenta Segunda Guerra Mundial.
Durante o conflito, parte de suas obras foi enterrada nas salinas de Altausee, para serem recuperadas depois do conflito. Hoje, é uma das principais instituições europeias do gênero.

Texto Anterior: Crítica: Animação tem originalidade de Wes Anderson
Próximo Texto: Produções discutem mulheres no futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.