São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chef enfrentou oposição em NY

DO ENVIADO A PARIS

Entre os muitos restaurantes dirigidos por Alain Ducasse, três são os que ele próprio enquadra na categoria de gastronômicos (ou "de prestígio"), cada um com uma cozinha particular.
No Restaurant Plaza Athénée, ele executa a grande cozinha francesa contemporânea, aliando tradição e inovação. No Le Louis 15-Alain Ducasse, em Mônaco, faz uma cozinha do sul da França, mediterrânea. E, no Alain Ducasse at the Essex House, em Nova York, ele propõe uma cozinha francesa adaptada aos melhores ingredientes americanos.
Ele ainda supervisiona restaurantes de conceitos diferentes por ele elaborados: por exemplo os Spoon (de cozinha fusion), o bar & boeuf (de grelhados) e o hotel -La Bastide de Moustier- que ele tem no interior da Provence.
Se nessas ele faz grande sucesso; se em Mônaco tornou-se um ídolo ao alcançar três estrelas no guia Michelin; e, em Paris, é uma unanimidade, Ducasse enfrentou uma feroz oposição em Nova York. Após o entusiasmo que antecedeu sua estréia, passou a ser duramente atacado depois de abrir. Oficialmente, por ser muito caro e ostentatório (entre as frescuras, as canetas de luxo no caixa para que o cliente escolhesse com qual preencheria o cheque).
O restaurante é realmente caro, pois funciona no sistema francês de atender apenas uma rodada de clientes por noite. Mas poucos puderam condenar a cozinha. Certamente a irritação dos americanos veio de ver um gringo esfolando suas carteiras: aceitar que um francês cozinhe melhor ainda vai, mas que venha mostrar (e às custas deles) como ganhar dinheiro, isso é inadmissível. (JM)


Texto Anterior: Gastronomia - França: Alain Ducasse empresta grife para cozinha de hotel
Próximo Texto: Mundo Gourmet - Josimar Melo: Metida a chique, bisteca do Sujinho mostra seus defeitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.