São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


A fábula dos excluídos

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É um estranho sujeito George Bailey: ele luta contra os bancos para preservar a empresa com a qual ajuda os trabalhadores a adquirirem casa própria.
Bailey é o herói de "A Felicidade Não se Compra" (Telecine Cult, 13h25), mais uma intervenção de Frank Capra em favor do indivíduo e do individualismo e contra as instituições.
O ideário de Capra é, sempre, perfeito para o Brasil, pois nasceu para os desiludidos da política. Há filmes em que se manifesta com mais clareza o lado anárquico ("Do Mundo Nada se Leva", sobretudo) do caprismo.
Em "A Felicidade" isso não acontece. E daí? Dá para esquecer a política: as fábulas de Capra interessam, como todas as fábulas, mais pelo encanto que podem provocar do que pela moral.

TV ABERTA

Irmão Encrenca
Record, 14h.
(Big Brother Trouble). EUA, 2000, 86 min. Direção: Rafe M. Portillo. Com Dick van Patten. Sean é o irmão mais velho que todos detestariam ter: responsável, do tipo popular e esportista exemplar. Mitch, o irmão, vive oprimido. Para completar o quadro de desgraça familiar, surge no pedaço uma garota por quem ambos se apaixonam.

Entrega Especial
Globo, 15h40.
(Special Delivery). EUA, 2000. Direção: Mark Jean. Com Andy Dick, David Lewis. Entregador de encomendas tem, a horas tantas, de entregar um bebê. Não é fácil. Em mais de um sentido. Feito para TV.

O Sobrevivente
SBT, 22h30.
(The Running Man). EUA, 1987, 101 min. Direção: Paul Michael Glaser. Com Arnold Scharzenegger, Maria Conchita Alonso. No ano de 2019, num Estado totalitário (como sempre nesse período), Arnold é escolhido para participar de jogo em que homem desarmado tenta fugir de grupo de atletas assassinos.

Intercine
Globo, 1h25.
"O Dia em que o Mundo Acabou" (2001, de Terence Gross, com Nastassia Kinski) e "Quase uma Família" (1989, de Jonathan Kaplan, com Glenn Close) são os filmes que concorrem à exibição na terça.

Um Grito no Escuro
SBT, 2h45.
(A Cry in the Dark). EUA, 1988, 119 min. Direção: Fred Schepisi. Com Meryl Streep. Um filme a calhar, já que a imprensa é um pouco o pivô da trama. Após o desaparecimento de um bebê, os pais acabam sendo acusados pela morte do próprio filho. O filme é baseado em fatos acontecidos na Austrália, nos anos 80, e na afoiteza de certos julgamentos (algo que também acontece, digamos, com acidentes aeronáuticos).

Perfeição
Globo, 3h10.
(Perfect). EUA,1985, 119 min. Direção: James Bridges. Com John Travolta, Jamie Lee Curtis. Travolta faz o repórter da revista "Rolling Stone" que prepara uma reportagem sobre um cara importante da vida noturna, envolvido com tráfico de drogas, e também sobre clubes noturnos em geral, sem esquecer academias de ginástica, onde pontifica Jamie Lee Curtis. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Socuerro! Chegou o péssimo terceiro!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.