São Paulo, Quarta-feira, 29 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
A agora chamada "Punk Spice" investe no indie rock em "Northern Star"
Disco de Melanie C chega ao Brasil

LUCIANO VIANNA
especial para a Folha, em Londres

"Northern Star" é o nome do primeiro disco solo da spice girl Melanie C (ela agora não quer mais ser chamada de Mel C), que acaba de ser lançado no Brasil e traz um híbrido de rock-pop-dance que deverá agradar não somente aos fãs das Spice Girls.
Considerada pela imprensa inglesa como a mais talentosa entre as Spice Girls, Mel C foi a última integrante do grupo a sair em carreira solo, seguindo assim os passos de Mel G (ex-Mel B, que mudou de nome após seu casamento) e da ex-spice Geri Halliwell.
Apostando no indie rock, a "Sporty Spice" foi rebatizada pela imprensa como "Punk Spice" e agora prega seu amor pelo rock. "Apesar de não ser uma garota rock'n'roll no comportamento, sempre gostei desse tipo de música e espero que as pessoas ouçam meu trabalho antes de julgarem", disse ela em entrevista coletiva para a imprensa, antes de seu primeiro show solo, realizado em Liverpool, em setembro.
Antes do show de Liverpool a cantora somente havia feito uma apresentação de 20 minutos no V99 Festival, em agosto último.
""Northern Star" é minha expressão individual como artista. Eu colaborei em todas as faixas, e as letras são um pouco da minha experiência como ser humano."
"O título foi escolhido porque eu sou do norte da Inglaterra e a estrela do norte é também um bom guia para os viajantes. Eu espero ter esse guia sempre em minha carreira. É claro que eu espero que os fãs das Spice Girls entendam o meu trabalho, mas pretendo também conquistar fãs de outras idades", disse.
O primeiro single, "Goin" Down", traz uma levada acelerada bem roqueira, o mesmo acontecendo com "Ga Ga", com produção de Rick Rubin (que já trabalhou com os Red Hot Chili Peppers e os Beastie Boys, entre outros) e é de longe a melhor música do álbum, com uma letra ácida e diversas críticas que parecem dirigidas às outras spice girls.
"Eu tenho opinião formada sobre tudo, e essa música é a forma como eu vejo alguns aspectos da indústria e coisas que aconteceram com gente que conheço. Mas não tem nada a ver com a banda", explicou Melanie.
Apostando também no hip hop, o álbum traz uma colaboração de Melanie C com Lisa "Left Eyes" Lopez, do TLC, na faixa "Never Be the Same Again".
Apesar de confessar não ser uma profunda conhecedora de punk rock (a primeira vez que encontrou com Steve Jones -ex-integrante dos Sex Pistols- Melanie não fazia a menor idéia de quem ele era e confessou para uma revista inglesa que só foi ouvir os álbuns dos Sex Pistols recentemente), essa levada roqueira de Melanie C tem rendido frutos, tendo sido capa do semanário musical "New Musical Express" e tema de reportagem principal da revista "The Face".
Melanie acha que sua carreira solo não influirá em seu trabalho com as Spice Girls.
"De uma forma ou de outra, todas nós sempre quisemos ter os nossos próprios vôos, mas só recentemente tivemos tempo de nos dedicarmos."
"O mesmo acontece com as meninas que queriam ter filhos. Lançamos dois álbuns seguidos e fizemos uma turnê pelo mundo, então não é coincidência que só tenhamos nos dedicado às nossas carreiras solo e projetos de maternidade agora. Para nós, o fim das Spice Girls não chegou ainda", afirmou.
Mais do que sua experiência roqueira, o que tem mais alvoroçado a imprensa inglesa nos últimos tempos é a sexualidade de Mel. Ao fazer mistério sobre um possível romance com o pop star Robbie Williams, ela só aumentou os boatos nos tablóides em relação ao fato de que ela seria lésbica.
"Eu não quero ninguém no momento, muito menos mulheres. Eu sou heterossexual e estou solteira no momento. Esse é um direito que eu tenho, não acham?", disse depois de garantir que no disco não há nenhuma música sobre Robbie Williams.
Sexualidade à parte, Melanie não vai ter mesmo muito tempo para romance, entre gravações e turnê mundial do terceiro disco da Spice Girls, além de, nos momentos de folga, também se apresentar com sua própria banda.
"São raros os artistas ingleses que fazem sucesso nos Estados Unidos, por isso acho que seria um excelente desafio sair em turnê com a minha banda pelos EUA no ano que vem", conclui.


Disco: Northern Star
Artista: Melanie C
Gravadora: Virgin
Quanto: R$ 20, em média



Texto Anterior: Disco - Crítica: Prince ainda está sufocado em seu ego
Próximo Texto: Ao vivo, ex-spice girl se mostra espontânea
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.