UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Lord Protetor
Record, 14h.
 
(Lord Protector). EUA, 96, 101 min. Direção: Ryan Carroll. Com Signy Coleman, William Bumiller. Ser maquiavélico ameaça o futuro do planeta onde impera Rennick, o lorde protetor, o guardião da palavra etc. e tal. Rennick tem de rebolar para evitar que o pior aconteça.

Brink
SBT, 14h15.
 
(Brink). EUA, 98, 99 min. Direção: Greg Beeman. Com Erik von Detten, Sam Horrigan. Brink é um patinador que, a horas tantas, deve decidir se aceita proposta para se tornar profissional ou se continua no time dos amigos. Diversão familiar.

Um Salto para a Felicidade
Globo, 15h35.
  
(Overboard). EUA, 87, 106 min. Direção: Garry Marshall. Com Goldie Hawn, Kurt Russell. Enésima variação de "A Megera Domada", de Shakespeare, protagonizada desta vez por um marceneiro pobre com uma penca de filhos (Russell) e uma garota rica e mimada (Goldie). Talvez não muito original, mas dotado de inegável vivacidade.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
Record, 21h.
  
(I Know what You Did Last Summer). EUA, 97, 101 min. Direção: Jim Gillespie. Com Jennifer Lowe Hewitt, Sarah Michelle Gellar. A emissora anuncia novamente o filme programado para ontem. Amigos atropelam, matam e se livram de um cadáver. No verão seguinte, descobrem que a operação não foi tão sigilosa quanto imaginavam. Depois, vem o terror.

Combate Virtual
Bandeirantes, 22h15.
 
(Carver's Gate). EUA, 95, 97 min. Direção: Sheldon Inkol. Com Michael Paré, Marian Skretas. No futuro, há um jogo virtual envolvendo mortes reais. Quando o policial Paré descobre que a namorada morreu, ele fica uma fera.

Intercine
Globo, 1h40.

Para quinta, o espectador-votante tem dois dramas como opção: "Sublime Tentação" (56, de William Wyler, com Gary Cooper, Dorothy McGuire) e "Um Homem Fora de Série" (92, de Christian Duguay, com Kate Jackson, Kenneth Welsh).

Pânico em Alto-Mar
Globo, 4h05.
 
(Adrift). EUA, 92, 92 min. Direção: Christian Duguay. Com Kate Jackson, Kenneth Welsh. Casal em viagem num barco resgata do mar duas pessoas, vítimas de naufrágio. Vai ver, os dois (os recolhidos) não são bem aquilo que se pensa, mas um par de psicopatas. Suspense de interesse restrito. (IA)

Uma noite com Walter Lima

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Canal Brasil dedica a noite a Walter Lima Jr. Quase não importa que os filmes sejam todos manjados: "A Lira do Delírio" (21h), "Inocência" (23h), "Chico Rei" (1h) e "Ele, o Boto" (3h) constituem uma bela homenagem não propriamente ao autor, mas sobretudo ao espectador.
Pode-se preferir um ou outro, vai do gosto. Talvez "Chico Rei" seja inferior a todos. O que é da ordem da evidência é que em Walter Lima a paixão pelo que faz é visível, por assim dizer.
E gosta mais do cinema do que de si mesmo ou de seus fimes, de modo que cada um deles é marcado por acentuado respeito seja ao espectador seja à tradição do cinema. Talvez por isso Lima Jr. não seja muito reconhecido no exterior, onde beleza e delicadeza não costumam ser vistos como atributos tropicais.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Paris Urgente! Lula come pafóca de pato!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.