São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova York é celeiro de herdeiros musicais

DA REDAÇÃO

Em que pese o pedantismo pop, não há por que considerar bandas relativamente novas como Rapture, Radio 4, Liars, Futureheads ou Franz Ferdinand -todos alvos de enorme badalação- revolucionárias. Apesar de terem dado uma chacoalhada na atual cena musical, todas têm como denominador comum referências ao punk-funk do Gang of Four.
O Brasil já viu de perto dois deles, vindos diretamente da descolada cena nova-iorquina -celeiro maior dos herdeiros do GoF. No Tim Festival de 2003, o estridente Rapture atualizou a essência do primitivismo punk em dançantes entonações eletrônicas que enfatizam o baixo. No sonarsound, em 2004, o Liars pegou mais pesado e desconcertou a platéia com seu difícil art-rock.
Com referências ainda mais explícitas, vem também de NY o Radio 4, que alarga a ponte entre o rock e a dance, o dub e o funk.
Na outra ponta, a Europa mostra filhotes com orientações mais pop, como o inglês Futureheads e o escocês Franz Ferdinand -este o mais conhecido por aqui, graças à sonoridade que apara as arestas do GoF. (BRUNO YUTAKA SAITO)

Texto Anterior: Gang of Four sai das cinzas e ressuscita o pós-punk
Próximo Texto: Crítica: Um mundo de nadas bem empacotados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.