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Crítica
"Ninho" repete clichês da crise de meia-idade
CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA
Num jantar, em torno
de uma mesa um
grupo de cinquentões conversa, se observa e
por vezes flerta. De um modo
descompromissado, "Ninho
Vazio" nos coloca em meio à
situação e nos permite descobrir aos poucos quem é
quem, o que sente e que importância terá na história.
Com esse estilo entre
atento e descompromissado,
o diretor argentino atraiu o
interesse desde "Esperando
o Messias" (2000), segundo
título de uma filmografia que
se tornou regular no Brasil.
"O Abraço Partido" (2004)
e "As Leis de Família" (2006)
confirmaram um talento e
uma habilidade em se apropriar de situações banais e
por meio delas dizer um tanto das angústias de cada um,
além de mapear discretamente o estado das relações
familiares como se fosse uma
conversa entre amigos.
A família continua como
eixo central em "Ninho Vazio", mas a transição do foco
para um personagem mais
velho parece mais um esforço de Burman para não se repetir, como se, aos 35, projetasse seus fantasmas adiante. O que deixa de funcionar é
que a angústia, tratada com
aparente ligeireza e autoironia nos filmes anteriores,
neste tende a reproduzir todos os clichês associados ao
homem de meia-idade.
A ausência dos filhos, indicada no título, deveria funcionar como o estopim da saturação existencial vivida pelo personagem, mas deste
contraste o filme não arranca quase nada, limitando-se a
constatar a crise.
Com seu modo esvaziado
de filmar esses vazios, Burman antes os preenchia de
sentido. Neste filme, sua habilidade ficou bloqueada nos
limites da fórmula.
NINHO VAZIO
Produção: Argentina/Espanha/
França/Itália, 2008
Direção: Daniel Burman
Com: Cecilia Roth, Oscar Martínez
Onde: estreia hoje no Espaço
Unibanco Augusta, Reserva Cultural e circuito
Classificação: não indicado a menores de 12 anos
Avaliação: regular
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