São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

EXPLOSÃO DE ÓDIO
Bandeirantes, 13h05. (Kick of Death). EUA, 1996, 94 min. Direção: David Avallone. Com Vernon Wells, Michael Gerin. Lutador de artes marciais vence torneio e passa a ser perseguido por gangue.
˛
JOVENS VOADORES
SBT, 13h55.
(Sky High). EUA, 1990, 90 min. Direção: James Whitmore Jr. Com Damon Martin, Anthony Rapp. Dois amigos compram um teco-teco para tentar aprender a pilotar. Um velho piloto tratará de ajudá-los. Sem referências.
˛
BRADDOCK - O SUPER COMANDO
SBT, 15h45.
(Missing in Action). EUA, 1984, 101 min. Direção: Joseph Zito. Com Chuck Norris, Leonore Kasdorf. Braddock é um ex-combatente que volta ao Vietnã para tirar a cisma de que o governo mantinha prisioneiros norte-americanos.
˛
TORNADO - A FÚRIA
Record, 20h.
(Night of the Twisters). EUA, 1995, 90 min. Direção: Timothy Bond. Com John Scheneider, Devon Sawa. Dan (Scheneider) tenta salvar sua família dos terríveis tornados que destroem a pequena Blainsworth, provando um pouco de coragem. A superprodução "Twister" -nada brilhante- ao menos tinha poder de fogo, com acachapantes efeitos especiais. No filme de Bond, o negócio é a brisa.

HAIRSPRAY - ÉRAMOS TODOS
JOVENS
Bandeirantes, 22h.
(Hairspray). EUA, 1988, 88 min. Direção: John Waters. Com Ricki Lane, Sonny Bono, Divine. Nos coloridos anos 60 (pelo menos, para Waters), a rechonchuda Tracy (Lake) disputa com uma adolescente mimada um roqueiro e o título de miss feira do automóvel. Não é o melhor Waters, mas Divine e a estética kitsch dão o devido respeito.

O INFERNO EM LOS ANGELES
Record, 22h.
(Firepower). EUA, 1993, 104 min. Direção: Richard Pepin. Com Gary Daniels, Chad McQueen, Alisma Das. No século 21, dois tiras se infiltram nos meios criminais de Los Angeles, a fim de investigar chefão que está traficando vacina contra Aids que, em vez de curar, mata.
˛
O SEGREDO DO QUARTO BRANCO
Cultura, 22h30.
(White Room). Canadá, 1990, 95 min. Direção: Patricia Rozema. Com Kate Nelligan, Maurice Godin. Um jovem aspirante a escritor sai de casa em busca de conhecimento e inspiração. No caminho, vai conhecendo mulheres com temperamentos distintos. A última delas é a enigmática Jane, que o faz ter a curiosidade de conhecer o tal quarto branco. Filme esquisito, meio sem eira nem beira.
˛
SEDUÇÃO PROIBIDA
Globo, 22h50.
(Seduced and Betrayed). EUA, 1995. Direção: Felix Enriquez Alcaba. Com Susan Lucci, David Charvet. Mantendo a tradição do horário, telefilme em que um jovem carpinteiro, para salvar o casamento, dá o fora em uma solteirona e passa a ser perseguido por ela.
˛
KIDS
Bandeirantes, 0h.
(Kids). EUA, 1995, 96 min. Direção: Larry Clark. Com Leo Fitzpatrick, Justin Pierce, Chloe Sevigny. Adolescentes de um subúrbio novaiorquino são abordados durante 24 horas, num filme que toca em assuntos tabus, como Aids, drogas e sexo. O tom documental é oportunista. O enredo, não menos. Clark chocou meio mundo, não poupando nem mesmo crianças em seu filme. Mas há o mérito do elenco amadorístico, que acaba impondo um naturalismo, ainda que forçado. E, moralista ou não, é uma obra que denuncia os valores de nosso tempo, mesmo que por vias tortas.

O BEIJO DA SEREIA
Bandeirantes, 2h.
(Siren's Kiss). EUA, 1995, 93 min. Direção: Edward Holzman. Com Dixie Beck, Kristen Knittle, Catherine Weber. Artista em crise põe anúncio em jornal requisitando duas modelos para suas pinturas. Será uma semana de arte -algo que esse filme desconhece.

CRIATURAS 4 SBT, 2h05.
(Critters 4). EUA, 1991, 95 min. Direção: Rupert Harvey. Com Don Keith Opper, Angela Bassett. Agora, as terríveis criaturas canibais da série são descongeladas depois de anos e anos. Filme horrendo, como de praxe na série.

UM CASO QUASE PERFEITO
SBT, 4h.
(An Almost Perfect Affair). EUA, 1980, 92 min. Direção: Michael Ritchie. Com Keith Carradine, Monica Vitti, Raf Vallone. Cineasta americano (Carradine) tem problemas alfandegários e acaba ficando na França. Para matar o tempo, conhece a mulher de um renomado diretor que estava participando do Festival de Cannes (Vitti).


TV PAGA
A aventura da imagem

da Redação

"Baile Perfumado" (Canal Brasil, 23h) tem problemas característicos de filmes de estréia, como certas imagens rebuscadas, compostas, aparentemente, para impressionar o espectador.
Mas o filme tem virtudes realmente impressionantes. Retomar a saga do cangaço pelo ponto de vista de Benjamin Abrahão, o único homem a filmar Lampião, já é, por si, uma grande idéia.
Primeiro, porque a aventura de Abrahão é inusitada, original. Segundo, porque, por ela, recupera-se essa grande aventura que é a da própria imagem, do registro das coisas, feita, no caso, por um aventureiro. Existe ali uma reflexão sobre o Brasil, sua história e sua imagem que são invulgares e tornam sua visão indispensável
(INÁCIO ARAUJO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.