São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trama anestesia desfecho

da Redação


Em "O Ladrão Que Pintava como Mondrian", Law- rence Block produz um daqueles romances policiais em que o fim só serve para justificar os meios. Traduzindo: a conclusão da trama pode abrir mão de ser apocalíptica, porque a trama traz tantos elementos surpreendentes que anestesia o potencial do último capítulo.
A começar pelo personagem principal, Bernie Rhodenbarr. Simpático e inteligente, ele toca a sua loja de livros durante o dia e furta residências à noite.
Em vez de se excluírem, essas atividades se completam. O ladrão ensina o livreiro a lidar com os cleptomaníacos que visitam sebos. O livreiro mostra o que há de valioso nas residências alheias. Ambos emprestam a Rhodenbarr a clareza de raciocínio para elucidar crimes.
Outros personagens curiosos pululam no texto. Há a amiga lésbica que pensa com os hormônios, o policial cuja ocupação é perturbar Rhodenbarr, o pintor que defende a pureza da arte, mas vive de falsificações.
Pano de fundo ideal, Nova York fornece os parques onde Rhodenbarr faz jogging, os bares onde sua amiga flerta com garçonetes, os edifícios luxuosos e de segurança inexpugnável -exceto para o livreiro-, os museus em que telas de Mondrian são surrupiadas.
Por fim, há os corpos, como não poderia deixar de ser, mas eles perdem a aura de pontos de referência e são arremessados à categoria de acessórios.
Ao usar como principal agente um ladrão, o autor inverte o conceito de ética característico dos romances policiais. Em vez de ajudar a polícia movido por causas nobres, Rhodenbarr age para salvar a própria pele.
Acompanhar a maneira como o personagem transita nesse fio de navalha é o maior prazer proporcionado pelo livro.
Mais do que um quebra-cabeças bem costurado, "O Ladrão Que Pintava como Mondrian" é um dos melhores exemplos do triunfo da imaginação sobre a lógica. (EF)
˛

Livro: O Ladrão Que Pintava como Mondrian
Autor: Lawrence Block
Lançamento: Companhia das Letras
Quanto: R$ 21 (274 págs.)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.