São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Grand Palais de Paris exibe coleção de Gachet

Reprodução
O médico Paul Gachet, retratado pelo holandês Van Gogh na pintura "Retrato do Doutor Gachet"


MARIANA SGARIONI
de Paris

A coleção de arte pessoal do médico Paul Gachet (1828-1909), que foi amigo próximo de artistas como Cézanne e Van Gogh, está sendo exibida no Grand Palais de Paris a partir de hoje, com duração prevista para até o dia 26 de abril.
Estão sendo expostas 150 peças, doadas a diversos museus pelos filhos de Gachet, Marguerita e Paul, nos anos de 1949, 1951 e 1954. Foi nesse período, cerca de 60 anos após o suicídio de Van Gogh, que o tesouro de Gachet foi descoberto: telas raras de artistas como Cézanne, o próprio Van Gogh, Guillaumin, Sisley, Monet e Pissarro.
O interesse público pela família Gachet acabou se tornando tão grande quanto pelas suas obras. Antes da doação, os Gachet raramente falavam de sua coleção e poucas pessoas tiveram acesso a sua casa em Auvers, na França. Além disso, eles nunca autorizaram a reprodução de nenhuma das obras de sua coleção.
Dentro da medicina, Gachet se destacou pelo estudo da homeopatia e de doenças nervosas. Ele chegou a elaborar um líquido anti-séptico que foi amplamente usado para a desinfecção de feridas.
Em 1872, Pissarro e sua família se consultaram com Gachet em sua casa. Em maio de 1890, Vincent van Gogh chegou a Auvers para passar três meses na casa do médico antes de se suicidar.
Durante esse período, o pintor realizou várias obras, entre elas, o "Retrato do Artista" e o "Retrato do Doutor Gachet", cuja primeira versão está nos EUA, comprada por uma empresa de seguros japonesa por US$ 85 milhões, em 1990.
˛
Autenticidade questionada
Boa parte das obras da coleção de Gachet tem tido sua autenticidade questionada nos últimos meses. A fim de esclarecer o problema, o Museu d'Orsay, de Paris, resolveu entregar 35 obras da coleção do médico que está sendo exposta no Grand Palais para análise no Laboratório de Investigações dos Museus da França.
O resultado foi a descoberta de técnicas novas usadas pelos pintores e a evolução das cores trabalhadas, mas o laboratório não conseguiu chegar a nenhuma conclusão quanto às autenticidades.
A segunda versão de "O Retrato do Doutor Gachet", que fica no Museu d'Orsay, em Paris, é questionada por alguns investigadores independentes, assim como outros quadros do pintor como "Las Vacas", por exemplo. Daí o interesse da direção do museu em esclarecer o assunto.
˛
Exposição: Coleção de Paul Gachet Quando: de hoje a 26 de abril Onde: Grand Palais (place Clemenceau, Paris, tel. 00331/44-13-17-30)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.