São Paulo, sábado, 30 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após Paris, Rio celebra Itália

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do Salão do Livro de Paris, será a vez de a Bienal do Rio de Janeiro homenagear a Itália, em sua próxima edição, que acontece entre 15 e 25 de maio do ano que vem, no Riocentro.
Resta saber se até lá o calor da onda contra o premiê Silvio Berlusconi continuará agitando a intelectualidade italiana, como aconteceu no evento parisiense, na semana passada.
Pouco após a abertura do Salão do Livro, no dia 22, os representantes oficiais italianos se retiraram do encontro, por conta de manifestações ocorridas contra a política cultural de Berlusconi.
Falando à Folha sobre "Trem de Nata", o escritor italiano Andrea De Carlo manifestou sua impressão sobre o ambiente que cerca a intelectualidade de seu país.
"Estamos muito perplexos com a situação atual, que é muito anômala, num país democrático. É muito estranho o fato de que o premiê seja também proprietário de três redes televisivas e controle outras três; proprietário da maior editora e de outras várias, além de ter também jornais, bancos, seguradoras. Os intelectuais, e eu não conheço nenhum que seja pró-Berlusconi, estão todos num estado de tensão e agitação."
Paulo Rocco, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) -entidade que comanda o encontro literário carioca- garante que a escolha do país como convidado de honra não tem conotação política.
"Em 99 foi Portugal, em 2001, a Espanha. Ficamos em dúvida entre França e Itália e, sem demérito para os franceses, escolhemos os italianos, pela importância que tem sua cultura e pela quantidade de livros italianos editados no Brasil", diz Rocco.
O presidente do Snel aproveitou a ida ao Salão de Paris para fazer contatos com editores (e também com órgãos oficiais italianos). Entre os nomes que Rocco cita -ele espera poder trazer de 12 a 15 autores italianos- estão ao menos dois de estrelas presentes no evento francês: Antonio Tabucchi ("Réquiem") e Umberto Eco ("O Nome da Rosa"). (FA)


Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Livros/lançamentos - Música: "Abutre" continua a rondar Gil Scott-Heron
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.