São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"UM ATO DE CORAGEM"

O drama familiar de Nick Cassavetes

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

Não é justo, mas é preciso lembrar que Nick Cassavetes, diretor de "Um Ato de Coragem", é filho da musa Gena Rowlands e do gênio John Cassavetes, o casal primordial do cinema independente norte-americano. O fato talvez tenha se tornado mesmo um fardo para Nick, a julgar por sua tortuosa trajetória.
Como ator, Nick debutou, ainda garoto, em ligeiras aparições nos clássicos cassavetianos dos anos 70 e terminou como protagonista-fetiche de enlatados eróticos televisivos dos 80. Como diretor, procurou se afirmar nos anos 90 como cineasta independente, explorando o talento dramático da mãe ("Unhook the Stars") e a herança dramatúrgica do pai ("Loucos de Amor", em que Nick se provava tão incapaz de fazer jus ao legado quanto Robin Wright de reinventar os trejeitos de Rowlands) e agora parece querer se firmar como diretor mainstream.
O que restou do legado cassavetiano aqui é só a mensagem de apego familiar. Nick conta a história de um pai (Denzel Washington) que se vê obrigado a um gesto de desespero para salvar o filho. O primeiro rosto a aparecer no filme é o do presidente Bush, anunciando uma recessão cujos efeitos serão exemplarizados em seguida: endividada, a família perde um dos carros, o de menor valor.
As diferenças às vezes são gritantes, mas o espectador brasileiro não deixará de se identificar com um filme, espécie de "dia de cão" do bom cidadão, cujo protagonista é uma vítima do encolhimento dos direitos trabalhistas.
Metalúrgico, o personagem de Washington tem a carga de trabalho diminuída pela metade, passando a contar com um plano de saúde parcial insuficiente para cobrir a urgente operação de transplante de que seu filho necessita -em seu ato de desespero, o personagem acabará acertando na estratégia ao inserir, à força, o seu drama pessoal no cerne da sociedade de espetáculo: a televisão.
Por outro lado, é um considerável reforço ao lobby da indústria metalúrgica americana, recentemente beneficiada por protecionismos que ameaçam tirar o emprego de metalúrgicos brasileiros e o sustento de suas famílias.


Um Ato de Coragem
John Q.
  
Direção: Nick Cassavetes
Produção: EUA, 2002
Com: Denzel Washington, Robert Duvall
Quando: a partir de hoje nos cines Iguatemi, Anália Franco e circuito




Texto Anterior: Cinema/Estréias - "ABC África": Kiarostami mergulha no coração das trevas
Próximo Texto: "Onde a Terra Acaba": Filme aborda o enigma Mário Peixoto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.