UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

ONGs discutem preservação ambiental

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A TV Cultura estréia, no próximo domingo, às 18h, uma série de 16 programas sobre ambiente. "Micro Macro", realizada graças a uma parceria da emissora com a ONG inglesa TVE (Television Trust for the Environment), é um mapeamento de iniciativas de preservação em 16 países da América Latina e do Caribe.
É um projeto ambicioso, cuja produção durou um ano e o custo girou em torno de US$ 700 mil, segundo Walter Silveira, diretor de programação da TV Cultura.
O primeiro programa conta a história de três comunidades (no Brasil, México e Chile) que trocaram atividades econômicas devastadoras da natureza por outras que preservam o ambiente e ainda chegam a aumentar o faturamento dos moradores.
O projeto Tamar, focado na proteção de tartarugas marinhas, é o exemplo brasileiro. No município de Regência, no Espírito Santo, pescadores abandonaram a matança do animal e passaram a trabalhar com o ecoturismo.
"Nós matávamos umas dez tartarugas por noite. [A carne] Era tão boa. Agora eu nem sei mais o gosto que tem", diz seu Miúdo, um marinheiro aposentado.
Caso semelhante aconteceu na vila de Mazunte, no México. Lá, no entanto, a mudança foi consequência de uma lei, de 1990, que proibiu a matança de tartarugas marinhas e deixou sem rumo as famílias que dependiam financeiramente dessa atividade.
O impacto só foi contornado com a colaboração da ONG Ecosolar, que ensinou aos moradores outras formas de sustento, como o artesanato e o ecoturismo.
O documentário de estréia se encerra com a península de Comau, no Chile, onde foram instaladas empresas "ecologicamente corretas", que utilizam os recursos naturais como matéria-prima.
Bem produzida, a série "Micro Macro" cai bem à programação da TV Cultura. Otimista, bate na tecla de que a criatividade é capaz de contornar qualquer crise.


MICRO MACRO. Quando: domingo, dia 1º, às 18h. Onde: TV Cultura.


Texto Anterior: Ruído: "Pai da divulgação" no Brasil fala sobre o jabá
Próximo Texto: Enjaulados na matrix
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.