São Paulo, sábado, 30 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

BACKDRAFT - CORTINA DE FOGO SBT, 13h. (Backdraft). EUA, 1991, 135 min. Direção: Ron Howard. Com Kurt Russel, William Baldwin, Jennifer Jason-Leigh e Robert De Niro. Filhos de um bombeiro herói tentam resolver seus problemas pessoais enquanto apagam grandes incêndios. Elenco de peso, bons efeitos especiais e só.

TUDO PELA SOBREVIVÊNCIA Record, 20h.
(Anything to Survive). EUA, 1990, 94 min. Direção: Zale Dalen. Com Robert Conrad, Matt Le Blanc, Emily Perkins. Um pai e três crianças naufragam no Alasca. As tentativas fracassadas de resgate e a luta para sobreviver nas regiões geladas são o centro do relato.

SHALAKO Bandeirantes, 20h30.
(Shalako). Inglaterra, 1968, 95 min. Direção: Edward Dmytryk. Com Sean Connery, Brigitte Bardot, Stephen Boyd. Grupo de aristocratas europeus promovem caçada em terras apaches, no Novo México, fim do século 19. Perdem-se. Cabe a uma escolta do exército norte-americano tentar salvá-los. A premissa, assim como o elenco, são o mais interessante. Mas o desenvolvimento dado por Dmytryk à intriga tende ao decepcionante. Em todo caso, BB no Oeste é um acontecimento.

VÍTIMAS DO PRECONCEITO Globo, 21h45.
(Sophie and the Moonhanger). EUA, 1995. Direção: David Jones. Com Patricia Richardson, Lynn Whitfield e Janet Dubois. No final dos anos 60, numa cidadezinha do sul dos EUA, jovem negra trabalha para a família de um advogado. Quando se casa, passa a ser perseguida pela KKK e descobre que seu ex-patrão é um dos líderes do grupo.

JURAMENTO DE VINGANÇA Record, 22h.
(Rage of Vengeance). EUA, 1993, 90 min. Direção: Serge Rodnunsky. Com Peter Shane, Daming Chen. Após matar a mulher de um gângster, policial tem de aguentar o tranco: o sujeito vem com tudo para cima dele. Mas o tira é perito em artes marciais. Inédito.

BOSNA - 2ª PARTE Cultura, 22h30.
(Bosna). França, 1994, 118 min. Direção: Bernard Henry-Lévy e Alain Ferrari. Segunda parte do documentário sobre a Bósnia, realizado pelo polêmico Henry-Lévy, com a assessoria de Ferrari, ex-integrante da equipe da revista "Présence du Cinéma", que teve existência rápida e fulgurante, no início dos anos 60, nos meios cinefílicos franceses. Aqui, eles atacam os jogos políticos europeus na guerra na ex-Iugoslávia e ataca a consequente carnificina.

A LIBERDADE É AZUL Bandeirantes, 22h30.
(Trois Couleurs: Bleu). França/Polônia, 1993, 97 min. Direção: Krzysztof Kieslowski. Com Juliette Binoche, Benoit Regent. A morte do marido e do filho, num acidente, também significa morte para a mulher (Binoche). Essa experiência da morte em vida será também o que lhe possibilitará encontrar a experiência da liberdade -que é a escolha entre a vida e o nada. Filme belíssimo, um dos mais fortes de Kieslowski.

DESEJOS Globo, 23h40.
(Final Analysis). EUA, 1992. Direção: Phil Joanou. Com Richard Gere, Uma Thurman e Kim Basinger. Psiquiatra tem um romance com a bela Heather e, mesmo a contragosto, concorda em tratar também de sua irmã, Diana. Aos poucos ele percebe que as histórias das duas não batem, e ele acaba envolvido em uma série de crimes. Bom suspense e belo elenco.

A FÊMEA DO MAR CNT/Gazeta, 0h30.
Brasil, 91 min. Direção: Ody Fraga. Com Aldine Muller, Neide Ribeiro e Jean Garret. Mulher e seu casal de filhos vivem isolados em vila pesqueira até a chegada de um estranho marinheiro. Mâe e filha disputam o amor do forasteiro.

POÇÃO DO AMOR Bandeirantes, 0h30.
(Potion d'Amour). EUA, 1996, 86 min. Direção: Charley Williams. Com Lisa Comshaw, Matt Clementson, Tamara Landry. Dois grupos rivais partem em busca de uma mina no meio do deserto. No caminho, param em uma fonte e tomam sua água. Essa água tem, no mais, poderes afrodisíacos. Etc etc etc.

SOB O SOL DO ARIZONA SBT, 1h05.
(Sunstroke). EUA, 1992, 89 min. Direção: James Keach. Com Jane Seymour, Stephen Meadows. Mãe desesperada (Seymour) cruza o deserto do Arizona, em busca dos filhos, sequestrados pelo pai. Sem poder contar com a ajuda da polícia, acaba sendo auxiliada por um simpático arquiteto, também divorciado. Mais tarde ela descobrirá que se trata de um psicopata assassino.

NO LIMIAR DO PERIGO Globo, 1h45.
(A Stranger Waits). EUA, 1987. Direção: Robert Lewis. Com Suzanne Pleshette, Tom Atkins e Paul Benjamin. Viúva se apaixona por homem enigmático e é atraída para misteriosa mansão à

ESCÂNDALOS EM FAMÍLIA SBT, 2h45.
(Choices). EUA, 1986, 93 min. Direção: Robert Halmi. Com George C. Scott, Jacqueline Bisset, Melissa Gilbert. As diferentes escolhas de duas mulheres diante da gravidez. Bisset, a madrasta, quer abortar. Gilbert, a enteada, quer ter o filho, mesmo sem ter marido. No meio, fica Scott, pai de Gilbert e casado com Bisset. Feito para TV.

TV PAGA
Da Itália, com amor

da Redação

Ettore Scola surge como diretor num momento em que o cinema italiano já está em decadência, mas consegue, com dois ou três belos filmes, empurrar essa decadência um pouco mais para diante.
Um de seus momentos mais interessantes é o belo, afetivo "Nós que Nos Amávamos Tanto" (Eurochannel, 0h30), em que a amizade de três amigos, ao longo de décadas, é permeado pelo amor por uma única mulher. Amor rimando com dor, portanto.
Já em "Era uma Vez no Oeste" (Telecine 5, 2h50; amanhã, às 10h20), Sergio Leone encena o seu amor pelo faroeste, mas também pela ópera, pelo espetáculo. É o momento em que a Itália invade a América, numa bela e poeirenta operação antropofágica. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.