São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtor virou o "rei de Miami'

do enviado a Miami

Dono de hotéis e restaurantes, do estúdio Crescent Moon (em parceria com a Sony) e da Estefan Enterprises (de gerenciamento de carreiras), Emílio Estefan chegou aos EUA nos anos 70, sem saber falar inglês, fugindo da "falta de liberdade em Cuba". Hoje, milionário, é conhecido como o "rei de Miami". Foi um dos articuladores do Grammy latino, que acontece em novembro do ano que vem.
Em 1975, fundou sua primeira banda, The Miami Latin Boys. Anos mais tarde, conheceu, cantando numa igreja, Gloria Fajardo, cubana foragida como ele, com quem se casou.
Em 1978, com Gloria à frente, Estefan fundou a Miami Sound Machine, banda pioneira no "crossover". Em 83, emplacou seu primeiro hit mundial, "Conga".
A partir de 87, Estefan passou a cuidar da carreira da mulher. Em 92, produziu Jon Secada, que fez muito sucesso no Brasil com a música "Just Another Day".
A partir de 94, ampliou o seu "cast", produzindo Cachao, Alejandro Fernandez, Thalia, Shakira e Ricky Martin.
Estefan também produziu faixas para Madonna e Lenny Kravitz, além de trilhas sonoras de filmes como "Evita" e "O Especialista".
Com artistas brasileiros, trabalhou com o Só Pra Contrariar e Roberto Carlos. Atualmente, negocia com Daniela Mercury.
Estefan também é um homem de TV. Além de clipes, desde 97 ele supervisiona a produção de programas e filmes para a Universal.



Texto Anterior: Música: Pop norte-americano se esgotou, diz Estefan
Próximo Texto: O que acabou foram ídolos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.