São Paulo, Sexta-feira, 30 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Michel Foucault e Peter Gay são referências para Valerie Steele

especial para a Folha

A trajetória de Valerie Steele no mundo da moda começou com o curso de História no Dartmouth College, em Hanover (EUA). Depois foi eleita para a Phi Beta Kappa, a Sociedade Acadêmica Nacional de Honra dos EUA. Seu projeto de estudar a moda num período histórico foi ampliado com o mestrado em artes. A editora é doutora em filosofia.
Sob orientação do escritor e ensaísta Peter Gay desenvolveu a pesquisa "Moda e Erotismo", que mais tarde tornou-se seu primeiro livro, no qual analisa os aspectos eróticos do vestuário do período vitoriano.
O sociólogo francês Michel Foucault, o historiador francês John Merriman, o historiador da arte Robert Herbert e o especialista em cultura materialista Jules Prown foram seus professores. Leia abaixo trechos de entrevista que deu à Folha.

Folha - Você começou sua carreira estudando história. Depois fez mestrado sobre moda e erotismo no período vitoriano. Como foi sair do estudo clássico para o de história da moda?
Valerie Steele -
Desde o primeiro momento em que estive em Yale para a pós-graduação compreendi que poderia escrever sobre a história da moda. Naquele tempo a moda era um tópico incomum de estudo. Hoje, muitos eruditos em diferentes campos estão trabalhando sobre o tema. Isso acontece, parcialmente, pela influência de Michel Foucault sobre a história da sexualidade, que mudou os pensamentos.

Folha - Como surgiu seu interesse em pesquisar moda?
Steele -
Sempre estive interessada pelo tema e nos últimos 20 anos ele tem sido também o foco de minha vida profissional.

Folha - Como foi trabalhar com Peter Gay sobre moda?
Steele -
Peter Gay foi um inspirante professor e mentor. Seu trabalho sobre a sexualidade na era vitoriana -além de seu trabalho sobre Freud- o fez compreender meu interesse nos aspectos eróticos da moda vitoriana.

Folha - Você acabou de realizar duas exposições no Museu do FIT. De que tratavam?
Steele -
"Sapatos: Um Léxico de Estilo" negociou com o simbolismo dos sapatos das mulheres. "China Chique: Leste Encontra Oeste" trabalhou com a evolução e influências da moda chinesa desde a dinastia Tang até hoje.

Folha - Há criação em moda ou apenas readaptações e influências de outras épocas?
Steele -
Criação é um processo diferente para diferentes estilistas. Alguns, como John Galliano, voltam-se para o passado em busca de idéias e inspirações, enquanto outros, como Miuccia Prada e Helmut Lang, focam-se na vida moderna.

Folha - A moda trouxe grande contribuição para quebrar a idéia de que temas da cultura popular não podiam, até bem pouco tempo atrás, ser abordados nas universidades. Hoje essa idéia está caindo.
Steele -
A moda provavelmente será estudada em conjunto com a cultura popular, estudos de mídia e de gêneros, assim como pelo enfoque da antropologia, da história da cultura e da arte.


Texto Anterior: Moda: Revista traduz o mundo "fashion"
Próximo Texto: Museu do FIT é meca da moda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.