São Paulo, Sexta-feira, 30 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu do FIT é meca da moda

especial para a Folha

Fundado em 1967 e com um acervo de mais de 50 mil peças, o Museu do Fashion Institute of Technology tornou-se um dos centros de referência em ensino, pesquisa e documentação de moda no mundo todo. Valerie Steele, reconhecida internacionalmente em história da moda e autora de inúmeros livros, foi indicada em 1997 para a curadoria do museu.
Desde que assumiu, já organizou três eventos no local: "Cinqüenta Anos de Moda: Novo Olhar para o Agora"" (publicado pela Yale University Press), "Isabel e Ruben Toledo: Um Casamento de Arte e Moda" e "Claire McCardell e o Look Americano".
Este ano, Steele fez duas exposições e tem uma terceira para setembro. Na primeira, sobre sapatos, mostrou mais de 100 pares, que ilustram desde os famosos e sensuais "stilettos" até os mais modernos. Concebida em três seções, a mostra explorou o papel dos sapatos como um revelador social. Vivienne Westwood e Prada foram alguns dos estilistas da mostra.
"China Chique: Leste Encontra Oeste" teve por tema a evolução do estilo chinês e suas influências na moda do século 20, com mais de 100 artigos. Metade da exposição foi dedicada às roupas chinesas tradicionais. Na outra metade, John Galliano, Christian Lacroix, Jean-Paul Gaultier, Yves Saint Laurent, Prada e Vivienne Westwood mostraram suas influências a partir do estilo chinês.
Com a colaboração de Constance C. R. White, editora de moda do "The New York Times", Valerie Steele e outras pesquisadoras montarão, em setembro, uma retrospectiva sobre o trabalho do estilista afro-americano Patrick Kelly.
Nascido em 1954 e morto em 1990, Patrick Kelly tornou-se um ícone cultural internacionalmente conhecido por sua originalidade.
Steele faz também conferências sobre moda, como "Juventude Estremecida: A Moda dos Anos 60" (para o Museu de Arte de Kimbell), "Vestindo-se para o Trabalho" (para o Museu Valentine), "Uniformes e Estereótipos Sexuais" (Associação de Estudos Americanos), "O Mito da Cintura com 16 Polegadas" (Associação Histórica Americana), "O Look Italiano" (Universidade de Fordham), entre outras.
A editora integra os conselhos da Sociedade de Vestuário da América e da Associação Internacional do Vestuário, sediada em Tóquio.


Texto Anterior: Michel Foucault e Peter Gay são referências para Valerie Steele
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: A primeira vez e o harém das bananeiras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.