São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
TRIO ELÉTRICO Eliana Tranchesi, Mariana Penteado e Donata Meirelles tricotam em festa da Daslu inspirada no deserto de Atacama, anteontem, na boate Disco

Papel picado

O Brasil tem 15 leis que punem o preconceito por raça, sexo, estado civil, deficiência física e opção religiosa. Durante dois anos, o professor de direito Christiano Santos, da PUC de São Paulo, rastreou delegacias, secretarias de Segurança e tribunais do país para verificar o uso que se faz delas.

Descobriu que o número de denúncias é mínimo; o de investigações, menor ainda, e o de punições, praticamente inexistente. No Rio Grande do Sul, por exemplo, de 370 ocorrências, só 175 foram investigadas em 2000.

Em São Paulo, em 11 anos, 285 denúncias foram feitas; nem a metade dos inquéritos terminou com o indiciamento do acusado. Em sua tese de mestrado, ele conclui que o racismo existe -mas as pessoas desconhecem as leis e não se animam a buscar a Justiça.

ELO PERDIDO
O presidente do BankBoston no Brasil, Geraldo Carbone, está marcando encontro com Lula e Guido Mantega -que acompanha o petista em encontros com banqueiros e empresários.

O BankBoston pretende liberar R$ 700 milhões para o comércio exterior em 2002. Tudo vai depender, no entanto, da sucessão presidencial. Idéias petistas como alongamento da dívida interna e não pagamento da externa preocupam o banqueiro.

ELO ENCONTRADO
O banqueiro Pedro Moreira Salles, do Unibanco, não se esqueceu do que Fernando Henrique Cardoso escreveu. No jantar que ofereceu a Catarina Malan, mulher de Pedro Malan, no domingo, Moreira Salles pediu para FHC autografar o livro "Desenvolvimento e Dependência na América Latina". O banqueiro estudou o livro de FHC na faculdade.

ALIANÇA
Vai ser no dia 5 de setembro o casamento religioso de Thereza Collor e Gustavo Halbreich. Eles estão preparando uma cerimônia discreta em Veneza, na Itália. Por motivos familiares e religiosos, vão celebrar a união longe do Brasil.

ESTRATÉGIA
Luiz Viana queria manter em segredo sua transferência da BR Distribuidora para a Globo Cabo para evitar a pressão de deputados pela nomeação de seu sucessor na estatal.

APAGÃO
O arquiteto francês Jean Nouvell, que cuida da cenografia da mostra do Redescobrimento, que será aberta em outubro, no Guggenheim, em Nova York, está deixando os técnicos malucos. Ele decidiu pintar todo o prédio de preto por dentro. Nouvell fez a Casa do Mundo Árabe, em Paris.

FIM DE CASO
O produtor italiano Billy Bond está afastado da CIE (Companhia Interamericana de Entretenimento), de Fernando Altério. Bond era diretor da Black and Red, contratada pela CIE para montagens teatrais como "O Beijo da Mulher Aranha". Trabalhou três anos com a empresa e diz que a CIE lhe deve algo em torno de R$ 6 milhões.
Altério diz que não lhe deve absolutamente nada, e que se afastou de Bond porque a CIE não tinha mais interesse na parceria.

PEIXINHO
Luiza, 17 anos, filha de Zizi Possi, faz seu debut como cantora no novo CD da mãe, "Bossa", em um dueto na música "Haja o Que Houver", composta por Pedro Ayres Magalhães. O disco é recheado de bossa nova e será lançado mês que vem.

VISITA

O Brasil festeja Bill

Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, e Anthony Hopkins foram recebidos anteontem na Casa Rosa, mansão da Faap em estilo art déco que ocupa um quarteirão de Higienópolis, para um jantar com boa parte do PIB do Brasil.

Estavam lá Rosana e Regina Camargo, da Camargo Corrêa, com os maridos Fernando Arruda Botelho e Carlos Pires de Oliveira; Paulo Setúbal; Moise Safra e Chella; Lucia e Paulo Tarso Flecha de Lima; Ruth e Paulo Malzoni; Kika e Paulo Rivetti e muitos outros.

Pois não é que toda essa turma, sempre tão cortejada, caiu de encantos por Clinton? A ponto de formarem fila para fotos. O livreiro Pedro Corrêa do Lago chegou a pedir autógrafo num papel em que já estava a assinatura do ex-presidente americano Herbert Hoover. "Estou adorando, estou adorando", afirmou Clinton para tranquilizar Pedro, um tanto sem graça com a própria iniciativa.

Edemar Cid Ferreira, do banco Santos, cumprimentou Hopkins com um "muito prazer" e ouviu de volta: "Eu sei!".

Celita Procópio de Carvalho, presidente da Faap, contou com a ajuda de Brasília Arruda Botelho para que tudo saísse perfeito: o cardápio (bobó de camarão, picadinho de carne, arroz com batata frita), as bebidas (vinhos Pouilly Fumè, safra 99, e Didier Daguenau, safra 99) e a segurança (mais de cem homens).

Moise Safra foi reconhecido pelo ex-presidente, com quem se encontrara num jantar um dia antes. Posou para o clique.

Clinton era uma descontração só. Contou piadas, tocou saxofone e até falou mal dos outros. "O Pavarotti é muito gordo", afirmou ele numa roda em que estavam Paulo Malzoni, Kika Rivetti e Carolina V. Walther-Meade, uma linda e jovem advogada americana, amiga de sua filha Chelsea.

Moise Safra bateu um longo papo com seu amigo Paulo Tarso Flecha de Lima. Falaram do sequestro de Patrícia, filha de Silvio Santos, e da falta de segurança. Safra acha que só a pena de morte pode melhorar a situação.

Numa animada roda, Rosana, Regina, Lucia e Chella conversavam sobre a plástica que uma amigona delas chamada Marli fez recentemente. Perfeita, diziam. "Vamos fazer um pacote para nós todas neste médico", brincou Chella. Que nem precisa disso. Ela era uma das mais elegantes da noite.

CURTO-CIRCUITO

Rosana Monnerat abre sábado a mostra "Esconderijos da Memória", no Museu Lasar Segall. Charlô Whately embarca hoje para a Suíça, onde realizará o jantar, bem brasileiro, do International Burgenstock Meeting. Com participação do poeta Chico Pedrosa, o Cordel do Fogo Encantado toca quarta-feira, no Sesc Pompéia. Cyomara Fanucchi acaba de lançar a coleção de verão da Gierre, na loja da Vila Conceição. A banda Opalas, junto com Bebeto, leva hoje seu samba-rock ao Blen Blen Brasil. A Bertrand Brasil lança até outubro o livro "Moisés - Volume 1 - Um Príncipe sem Coroa", de Gerald Messadié. Sula Geyer ensina hoje a fazer pratos típicos da cozinha judaica, com toques de modernidade, na Escola Wilma Kövesi.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br

Com AUGUSTO PINHEIRO, LUCIANA COSTA e FÁTIMA FERNANDES



Texto Anterior: Irmãos Cuáron exibem "road movie" teen
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Passeio de domingo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.