São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV X CINEMA

Proposta de cobrar 4% do faturamento de TVs para incentivo ao cinema gera reação; SBT manda carta ao governo

Bandeirantes diz que taxa é "confiscatória"

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A TV Bandeirantes avalia como "confiscatória" a proposta do Gedic (Grupo Executivo para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica) de que as redes sejam obrigadas a pagar 4% de seu faturamento bruto para incentivo da indústria cinematográfica.
O grupo, que tem representantes do governo e do cinema, deve entregar até amanhã ao presidente Fernando Henrique Cardoso um texto com propostas sobre política cinematográfica. Entre os pontos, estaria a da taxa às TVs.
A expectativa dos cineastas é que o documento seja assinado como medida provisória. As TVs esperam que as propostas sejam apresentadas em forma de projeto de lei, o que tornaria necessária a passagem pelo Congresso.
A Folha apurou que a reação das TVs foi negativa e existe pressão para que a taxa seja retirada do texto final. José Roberto Maluf, vice-presidente do SBT, enviou carta ao ministro Pedro Parente (Casa Civil) criticando a maneira como as discussões têm sido tocadas. Antonio Teles, vice-presidente da Bandeirantes, disse que a emissora lamenta o fato de "nunca ter sido convidada a participar do debate e avalia como confiscatória a cobrança dos 4%".
Evandro Guimarães, vice-presidente da Globo, faz parte do Gedic, mas não é considerado um representante pelas emissoras. Fontes do Gedic dizem que ele teria sido contra a taxa. A Folha tentou entrevistá-lo, mas, por problema familiar, ele não pôde responder até o fechamento desta edição.
Existe pressão dos cineastas para que o documento vire medida provisória nos próximos dias, porque, na quarta, deve passar a valer uma nova regra para as MPs. A mudança limita o prazo de validade e a possibilidade de alteração das MPs, e dá prazo máximo de 45 dias para que sejam votadas.


Colaborou Elvira Lobato, da Sucursal do Rio


Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Passeio de domingo
Próximo Texto: Teatro: Texto do romano Apuleio dá voz a diferenças do mundo globalizado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.