São Paulo, Sábado, 30 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POESIA
Meste do haicai recebe tradução

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
da Reportagem Local


Depois de ter cruzado o mundo em um navio, plantado café, criado gado, cultivado cerca de 6.000 discípulos em três Estados e produzido 10 mil haicais (poemas tradicionais japoneses compostos por três versos) no Brasil, o poeta japonês Nenpuku Sato, um século após seu nascimento, finalmente chega às páginas de um livro no país que o acolheu e onde viveu 52 anos.
A editora Ciência do Acidente lança hoje "Trilha Forrada de Folhas - Nenpuku Sato, Um Mestre de Haicai no Brasil", com poemas do mestre, em japonês, selecionados e traduzidos para o português por Maurício Arruda Mendonça.
O livro, além de apresentar ao leitor 42 haicais de Nenpuku, também traz uma pequena biografia do imigrante japonês que aportou no Brasil em 1927 e um estudo crítico sobre sua obra.
No Japão, onde é considerado um dos melhores haicaístas do século, Nenpuku (1898-1979), era discípulo de Takahama, um dos principais mestres do haicai contemporâneo, que deu a ele uma missão: manter a tradição da poesia instantânea de três versos viva entre os imigrantes.
"Praticamente toda a obra dele é sobre as impressões que o Brasil e sua natureza causaram nos japoneses", diz Mendonça.
Em vida, Nenpuku publicou apenas dois livros, duas antologias, só que no Japão, nos anos 50. O trabalho de Mendonça é o primeiro a traduzir para o português a obra do mestre.
A obra traz também os poemas caligrafados em japonês, por Shinshiti Minowa. O texto crítico e a biografia são de autoria de Mendonça, um dos tradutores da obra de Sylvia Plath.
"Também busquei com o livro preservar o trabalho dele. Muitos discípulos já morreram, como o Shinshiti (Minowa), e poucos restam para contar as histórias", diz. Mendonça espera com isso incluir Nenpuku em qualquer lista literária especializada em haicai no Brasil, além de resgatar parte da história da imigração japonesa na primeira metade do século.
O lançamento acontece hoje, no Memorial do Imigrante, em São Paulo, durante o 12º Encontro Brasileiro de Haicai, que reúne discípulos de Nenpuku e homenageia os 20 anos de sua morte.
No evento, também será lançada uma antologia do Grêmio Haicai Ipê, liderado por Gyudoshi Sato, irmão de Nenpuku,.


Livro: Trilha Forrada de Folhas -0 Nenpuku Sato, Um Mestre de Haicai no Brasil Autor: Nenpuku Sato Tradutor: Maurício Arruda Mendonça Editora: Ciência do Acidente (0/xx/11/ 3051-2407) Quanto: R$ 18 (128 págs.) Lançamento: hoje, a partir das 13h, no Memorial do Imigrante, rua Visconde de Parnaíba, 1316, São Paulo

Texto Anterior: Livro - Lançamentos: Singer cria porta-vozes de suas convicções
Próximo Texto: Teatro: Guinsburg restitui autor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.