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TEATRO
Guinsburg restitui autor
NELSON DE SÁ
da Reportagem Local
J. Guinsburg fez opção significativa, nas três peças de "Pirandello
- Do Teatro no Teatro". O autor
italiano foi defensor do texto acima do espetáculo. E as traduções
de Guinsburg (com outros), este
logo deixa claro, são antes para
leitura, não para o palco. Quaisquer adaptações -traduções cênicas seria a expressão adequada- devem ser feitas depois por
diretores e atores.
Luigi Pirandello (1867-1936) anda meio esquecido pelo palco.
Não se montam mais as suas peças e, nas encenações pontuais,
reencontra-se o autor de idéias,
nem tanto de ação.
Pois parece ser precisamente
contra a imagem petrificada do
autor de idéias, de "caixinhas de
surpresa" intelectuais, que "Do
Teatro no Teatro" está sendo editado -em parte, reeditado. Em
textos de apoio como o de Sábato
Magaldi, que iluminam a obra do
autor, percebe-se a valorização do
artista para além das imagens de
truncado e datado.
E é flagrante que suas idéias,
melhor dizendo, sua idéia central
do "sentimento do contrário" segue sedutora, inclusive para atores. Pirandello identifica no humorista -em sua própria arte, na
verdade- não a "oposição", mas
o "contraste". Em outras palavras, "o humorista cuida do corpo
e da sombra". Um exemplo é Cervantes com seu Dom Quixote suspenso entre realidade e ficção,
corpo e sombra.
O texto teórico "O Humorismo", das citações acima, é central
em "Do Teatro no Teatro" e em
todo o pensamento de Pirandello,
embora se possa questionar o
dramaturgo italiano como "pensador". O texto tem parte do que
faz suas peças tão exasperantes,
no palco: dilui e adia a afirmação
de fé em qualquer coisa -o que,
claro, é vital no sentimento do
contrário-, antes se definindo
por exclusão.
De todo modo, não parece correto abreviar, como faz outro texto de apoio, de colaboradores, o
sentimento do contrário ao conflito ser/parecer. É flagrante o esforço de Pirandello para não delimitar assim sua dialética.
Por outro lado, Guinsburg diz
que a teoria dramática do autor
tem em "O Humorismo" "a sua
versão formal apropriada". Pode
ser, mas também é certo que nas
exposições do Pai, em "Seis Personagens", e do Doutor Hinkfuss,
em "Esta Noite se Representa de
Improviso", no próprio livro, há
bem mais "humorismo".
"Do Teatro no Teatro" reapresenta um artista mais fecundo e
instigante do que é voz corrente.
Seria possível seguir falando, por
exemplo, da presença no Brasil,
desde Jaime Costa. Mas é de prever que a sequência provável esteja mesmo é no palco.
Avaliação:
Livro: Pirandello - Do Teatro no Teatro
Autor: Luigi Pirandello ("O Humorismo",
"Seis Personagens à Procura de um
Autor" e outras peças) e outros
Tradutores: J. Guinsburg e outros
Editora: Perspectiva (tel. 0/xx/11/885-8388)
Quanto: R$ 35 (405 págs.)
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