São Paulo, sexta-feira, 30 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA/ESTRÉIA

"E SUA MÃE TAMBÉM"

Personagens fazem trajeto da adolescência à maturidade; roteiro e atuação foram premiados

México é cenário para "road movie"

FRANCESCA ANGIOLILLO
DA REPORTAGEM LOCAL

As viagens nos "road movies" têm sempre um mesmo destino: algum ponto escondido dentro do personagem.
No caso de "E Sua Mãe Também", que estréia hoje no Brasil, os adolescentes põem o pé na estrada para encontrar outro tema clássico: a passagem da adolescência para a vida adulta.
É verão na Cidade do México e Julio (Gael García Bernal) e Tenoch (Diego Luna) foram "abandonados" pelas namoradas, que partiram para a Itália. Amigos fiéis, gastam juntos o tempo em atividades pouco inspiradas.
É numa dessas que encontram a espanhola Luisa (Maribel Verdú), uma mulher madura, mas com um toque amalucado, casada com um primo pouco apreciado de Tenoch. Ansiosos por mudar de ritmo e embalados pela fantasia de seduzir Luisa, convidam-na a uma viagem.
A estrangeira é ela; é Luisa quem supostamente está sendo conduzida pelos dois amigos por um país desconhecido. No entanto, é ela quem acaba guiando Julio e Tenoch, fazendo com que sua viagem iniciática gere não uma, mas várias revelações.
No carro do trio, somos levados a um México que não nos chega pelas revistas de turismo e cujas diferenças e contrastes são ressaltados por um narrador em off.
O filme representa uma (re)descoberta também para o diretor, Alfonso Cuarón. "E Sua Mãe Também" marca a volta do cineasta ao seu país e à parceria no roteiro com o irmão, Carlos.
Juntos, haviam escrito o primeiro longa de Alfonso, "Solo con Tu Pareja" (Só com Seu Par), depois do que o mais velho foi tentar a sorte em Hollywood. Ironicamente, Alfonso precisou fazer sua viagem de regresso para encontrar o sucesso que fora buscar no vizinho do norte.
O roteiro foi premiado em Veneza, e o filme tem feito sucesso de público por onde passa. Boa parte de seu êxito está na atuação da simpática dupla, também reconhecida pelo festival italiano, com o prêmio de revelação.


E Sua Mãe Também
Y Tu Mamá También
   
Diretor: Alfonso Cuarón
Produção: México/ 2001
Com: Gael García Bernal, Diego Luna, Maribel Verdú
Quando: a partir de hoje nos cines Belas Artes, Espaço Unibanco, Unibanco Arteplex e circuito




Texto Anterior: Cinema - "El Mar": Villaronga realiza um completo vexame
Próximo Texto: Artes pláticas: MAM-RJ cria salão com R$ 80 mil em prêmios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.