UOL


São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquiteto teve Bauhaus como fonte

DA REPORTAGEM LOCAL

Surgiu com a Bauhaus, escola alemã fundada por Walter Adolf Gropius, em 1919, na cidade de Weimar, a idéia da vinculação entre arquitetura e design. E, segundo a pesquisadora Regina de Barros, foi nos textos de Gropius que o ucraniano Gregori Ilitich Warchavchik (1896-1972), que chegou ao Brasil em 1923, se inspirou para produzir suas obras.
Warchavchik projetou a primeira casa modernista da América Latina, em 1927, na rua Santa Cruz, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo (que pertence ao Estado e encontra-se em situação de abandono). Lá, ele foi responsável por todos os detalhes da obra, dos batentes das portas aos móveis. O ucraniano chegou a abrir uma oficina para produzir o mobiliário e sua mulher, Mina Klabin, era a responsável pelo paisagismo, sendo a primeira pessoa na cidade a incluir plantas tropicais, como coqueiros, no jardim.
Vários são os edifícios da cidade deixados pelo arquiteto, como as sedes sociais dos clubes Pinheiros, Paulistano e A Hebraica. Em seu escritório chegaram a trabalhar arquitetos, como Oscar Niemeyer e Vilanova Artigas.


Texto Anterior: Artes plásticas: Pinacoteca expõe móveis de Warchavchik
Próximo Texto: Dalí, ame-o ou deixe-o
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.