São Paulo, sábado, 31 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Drummond vai ao ar pela TV Cultura

JOSÉ GERALDO COUTO
da Equipe de Articulistas

A Rede Cultura exibe hoje, às 20h30, o documentário "Carlos Drummond de Andrade - A Partilha da Poesia", dirigido pela jornalista portuguesa Helena Balsa.
O vídeo, uma co-produção da Cultura com a Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), tem como principal atrativo entrevistas e depoimentos do escritor.
Apresentam-se também, em "off", alguns dos poemas mais conhecidos de Drummond ("Confidência do Itabirano", "Consolo na Praia", "Infância"), declamados pelo próprio poeta, com sua dicção seca e monocórdica.
Outros poemas -como o extraordinário "Caso do Vestido"- são interpretados por atores portugueses.
O aspecto didático do documentário é menos interessante. Há depoimentos dos escritores Mário Chamie, Affonso Romano de Sant'anna e Fábio Lucas, de professoras de literatura e da cantora Maria Bethânia (sabe-se lá por que), mas nenhum deles acrescenta muita coisa ao lugar-comum.
A narração, resumindo os 85 anos de vida de Carlos Drummond de Andrade (1902-87), parece uma redação escolar. Vale, de todo modo, como uma introdução ao universo de um dos grandes poetas do século.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.