Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Drama

Filme não consegue ir além do exercício inconsequente da busca pelo outro

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Sempre que está em falta de ideias, o cinema britânico recorre à Índia. E, como não faltam faltas de ideias no cinema britânico, ali será o destino do grupo de aposentados ingleses sem condições de viver em seu país que formam "O Exótico Hotel Marigold".

Há de tudo ali: a contadora racista, o casal que não se entende, o juiz homossexual, a viúva que o casamento privou de experiências pessoais -todos atraídos pelo hotel.

A realidade, ainda uma vez, é bem diferente da propaganda: o Marigold cai aos pedaços. A experiência indiana também é hostil aos britânicos: as multidões na rua, a cultura e a língua incompreensíveis estão lá para lembrá-los de que o império acabou.

Queiram ou não, esta é não só uma Índia independente, mas "emergente". Uma mistura de tradição e modernidade.

O conflito é bem representado pelo jovem empreendedor Sonny Kapoor, não só por seu desejo de fazer retornar o hotel a seus dias de glória como pelo romance que mantém com a namorada, contrariando os costumes antigos.

Seguimos sem paixão a trajetória de cada um deles. Não só por serem pouco apaixonantes como por pertencerem a esse tipo de roteiro entupido de personagens, em que nada nunca se desenvolve a não ser uma ideia geral.

A ideia geral, no caso, diz respeito a o que fazer com a velhice; o que ela pode comportar ainda de encontro com o desconhecido ou o inesperado, no que podemos nos transformar, apesar da idade e dos hábitos adquiridos.

"O Exótico Hotel Marigold" é um exercício simpático, porém inconsequente, da busca pelo outro.

O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD

DIREÇÃO John Madden
PRODUÇÃO Reino Unido, 2011
ONDE Cine Cidade Jardim e circuito
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO ruim

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.