Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Blu-ray reanima mina de ouro de "Titanic"

Diretor promete que novo produto encerra ciclo do vencedor de 11 Oscars

ENVIADA ESPECIAL A BELFAST

E mais uma vez o diretor James Cameron encontrou um meio de reanimar a sua franquia mais famosa, "Titanic".

Ele agora lança o filme de 1997 em Blu-ray 2D e 3D, sob a promessa de que será o último suspiro da obra: "Já me desapeguei dela ao máximo".

Os mistérios que cercam o naufrágio mais famoso do mundo renderam a Cameron, além de 11 Oscars, três documentários, um deles em 3D.

O diretor se diz "satisfeito" e determinado a não voltar aos destroços do navio -desde a década de 1990, foram 33 expedições submarinas.

"Sempre haverá algo a ser descoberto. Mas por que voltar ao mesmo lugar quando há tantos que nunca vimos?"

O novo Blu-ray chegou ao Brasil no último dia 14. Na apresentação à imprensa, em 6 de setembro, em Belsfast -onde o navio foi construído-, Cameron só se referiu aos lançamentos como "produtos", e aos espectadores como "consumidores".

O diretor canadense, que impeliu a era 3D com "Avatar" (2009), se divide atualmente entre diferentes empresas de desenvolvimento de tecnologia, expedições submarinas e uma série de discursos e palestras.

Ele diz acreditar que a próxima revolução da indústria cinematográfica será na mobilidade -levar qualidade de cinema a qualquer lugar.

"O entretenimento é um campo complicado agora. Envolve tecnologia, negócio, financiamento. Acho que aprendi muito sobre a indústria. Mas isso não é natural."

O diretor compara suas atuais tarefas com as do início da carreira, com pouco dinheiro, em um flat na Califórnia. "Era fácil me concentrar: não tinha nada pra fazer. Não tinha nem TV", brinca.

E é na TV que ele e o produtor Jon Landau apostam para que "Titanic" continue sendo visto. "'Titanic' não estará nos cinemas daqui a cinco, dez anos. Esse é o único jeito de vê-lo exatamente como deveria ser", diz Landau, parceiro de Cameron também em "Avatar", que tem duas sequências em produção.

O diretor afirma que converteria todos seus filmes para 3D se pudesse e lamenta que nem sempre isso seja financeiramente justificável. "O 3D não vai sumir, não dá pra voltar atrás", sentencia Cameron. "Só sobre o meu cadáver." (GABRIELA MANZINI)

A jornalista GABRIELA MANZINI viajou a convite da Fox

TITANIC - BLU-RAY
DIREÇÃO James Cameron
DISTRIBUIDORA Fox
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
QUANTO de R$ 79,90 a R$ 179,90

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.