São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

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Anúncio da Africa traz planta e até uma vista aérea

"Cômodos" de apartamento são símbolos da metrópole

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O anúncio que mais se aproximou da proposta de "vender" São Paulo como se fosse um empreendimento imobiliário ficou por conta da Africa Propaganda. A partir de uma foto aérea, foi desenhada a planta de um apartamento. Cada cômodo ganhou o nome de um símbolo da cidade.
"A gente quis, com isso, fazer uma planta baixa da metrópole. Antes de qualquer coisa, estabelecemos que era preciso "vender" a cidade", conta Joana Monteiro Soares, 33, redatora da Africa.
Dois dos maiores cômodos ganharam os seguintes nomes: "oportunidades" e "cultura". Mas ainda há os que homenageiam os sonhos, o sucesso, o lazer, a informação, a família e o trabalho.
"Aqui você não vai encontrar a beleza do Rio, mas muita praticidade e cultura", diz Soares, para quem não teria sentido ressaltar características negativas. "Claro que não colocamos trânsito ou poluição. Afinal, ninguém diz, quando vende um imóvel, que ele fica ao lado de um cemitério."
Como principal marca de São Paulo, ela ressalta o encontro de pessoas de vários outros Estados do país. "Eu, por exemplo, estou aqui há oito anos. Sou do Rio, mas vim de Brasília. Como muita gente, me identifico com essa história. Não acho difícil vender algo que comprei para mim."
Criador de um classificado gigante para "vender" São Paulo, Sérgio Valente, da DM9DDB, diz que, se tivesse de trabalhar elementos gráficos no anúncio, retrataria um prédio da avenida Santo Amaro (zona sul).
"É ali em que a criatividade deveria ser colocada, para fazer uma das avenidas mais feias do mundo ficar um pouco mais bonita. Seria quase um manifesto para que São Paulo se tornasse melhor, mais agradável. Falta verde, falta preocupação com o visual."
"Mas é a cidade que mais vende imóveis no país", argumenta Marco Versolato, 37, diretor de criação da Lew, Lara. Lançando mão da metalinguagem, criou, além do caderno Imóveis 1, 2 e 3, o 4, o 5, o 6 -e assim por diante.
"Outra idéia foi fazer um Imóveis bem mais grosso do que o habitual, com centenas e centenas de páginas. É claro que um imóvel vende muitas outras coisas. Vende sonhos, projetos de vida, novas vidas e muita, muita prosperidade", diz Versolato. (LUÍS PEREZ)


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