São Paulo, Domingo, 04 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DO DISTRITO

Bela Vista cresceu com imigrantes

free-lance para a Folha

Até o século passado, a cidade de São Paulo tinha um papel de pouca importância na situação econômica do país, além de população escassa e áreas não urbanizadas.
Mas, a partir de 1870, com o avanço da cultura do café, a cidade se tornou o ponto de ligação entre o interior do país, o litoral e o mercado externo.
Com isso, o número de imigrantes que chegavam crescia a cada dia. Boa parte deles, na sua maioria italianos, se dirigia à Bela Vista (região central), mais precisamente à área conhecida como Bexiga.
Foram esses imigrantes que contribuíram para o crescimento do distrito -um dos mais habitados e urbanizados no início do século.

Varíola
Segundo a escritora Nádia Marzola, em seu livro "Bela Vista", há várias hipóteses para explicar a origem do nome Bexiga. A mais conhecida se refere aos surtos de varíola e ao provável uso da região como refúgio para os "bexigosos" (pessoas infectadas).
Após o crescimento repentino, a região da Bela Vista se tornou um dos distritos mais tradicionais de São Paulo. Hoje, é repleta de cantinas e restaurantes tipicamente italianos, além de bares e teatros.




Texto Anterior: Legislação em vigor é de 72, acrescida de emendas
Próximo Texto: Sérgio Mamberti participa da Fundação Pró-Bixiga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.