São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube dá consultoria jurídica

free-lance para a Folha

O Kenel Clube Paulista oferece consultoria jurídica para os afiliados que estiverem com problemas com vizinhos.
Para ser sócio do clube, é preciso pagar uma taxa de admissão de RÏ 20 e uma anuidade de RÏ 80, além de "gostar muito de cães e de estar junto de quem gosta", segundo a presidente do clube Agnes Buchwald, 67.
O clube, que recebe em média dez solicitações de assessoria jurídica por mês, é um cartório de registro de cachorros que dá palestras sobre assuntos pertinentes e faz exposições de animais. Atualmente, tem 4.500 sócios no país.
"Sempre nossa turma reza para que o juiz que vai atuar no caso tenha um cão. Não é parcialidade, é necessário entender os dois lados da questão", diz.
Segundo Agnes, as pessoas geralmente preferem sair do condomínio a perder o cão.
Outra defensora de cachorros é Monica Grimaldi, 32, que se define como criadora, advogada militante e cinófila (pessoa que gosta de cães).
Monica, que atua na área desde 79, é dona do Canil Absoluto e consultora jurídica de uma revista especializada em cachorros.
Para ela, tirar um cão de um apartamento é interferir na vida privada e nas liberdades individuais. "Manter um animal dentro de casa é direito sagrado de todo indivíduo detentor de cidadania", afirma.
Já quem não aguenta mais o cachorro do vizinho deve procurar um advogado especializado em condomínios. A dica é de Mafalda D"aló Cecanecchia, 68, advogada que escreve para um jornal especializado em condomínios e autora do livro "Viva Melhor em Condomínio".
Segundo ela, a maioria das convenções de condomínio proíbe a criação de cachorros em prédios de apartamentos.
"Na maioria das vezes, os moradores de apartamentos que possuem bom senso optam por ter animais de pequeno porte, por causa do exíguo espaço existente", diz ela.
Para Mafalda, é recomendável que o dono use as dependências de serviço ao transitar com o animal.
Outras regras de boa convivência, segundo ela, são caminhar com o cachorro dentro de regras de segurança e levá-lo sempre pela coleira.


Onde encontrar -Kenel Clube Paulista: r. Avanhandava 133. Tel: (011) 259-0044.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.