São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMAGEM DIGITAL

Canon e Olympus lançam modelos com resolução superior a 1 Mpixel, operação simples e preço acessível

Câmeras se destinam a usuários novatos

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Chegam neste mês duas câmeras ideais para quem quer se iniciar na fotografia digital sem dar um passo maior que a perna -a Olympus Camedia D-370 e a Canon PowerShot A100.
Elas têm semelhanças nas funções e na operação. São simples, têm resolução superior a 1 Mpixel e não são muito caras, comparadas a modelos mais avançados: a Canon custa R$ 999 (preço estimado) e a Olympus custa R$ 1.099.
Cada uma delas possui vantagens e desvantagens em relação à outra. As funções da D-370 podem ser utilizadas por meio dos seis botões traseiros. Dez teclas, de funções mais específicas, estão presentes na A100, o que confere mais rapidez de operação.
Nenhuma delas oferece zoom óptico, apenas digital. Novamente a A100 se sai melhor, pois é capaz de ampliar a imagem com sutileza, partindo do quadro normal para a ampliação máxima de 3,2x. A D-370 possui apenas ampliações fixas de 1,6x e 2x.
A Olympus anuncia resolução de 1,3 Mpixel. A Canon, 1,2 Mpixel. Mas não se engane com a diferença, fruto de arredondamento. Ambas capturam fotos nos seguintes tamanhos: 1.280x960, 1.024x768 e 640x480 pixels.
Na prática, com imagens do mesmo local, a Canon conseguiu cores um pouco melhores, enquanto a Olympus foi mais abrangente, pelo maior ângulo captado por sua lente. Mas a definição não foi perfeita em nenhuma das duas.
O modelo da Olympus leva vantagem no disparo de fotos sequenciais. Mais rápido e mais fácil de configurar do que na concorrente, captura três fotos em cerca de três segundos. A Canon, por sua vez, tem como diferencial um assistente para montar fotografias panorâmicas.
Outro ponto positivo da D-370 é a fotometria. Sempre automática, pode ser pontual ou média. Pode-se compensar a exposição em até dois pontos.
As duas câmeras são interessantes para quem busca algo mais do que uma "fun cam" (tipo de câmera que não possui visor de cristal líquido e costuma oferecer menor qualidade de imagem).
Ambos os modelos vêm com cartões de 8 Mbytes (CompactFlash, na A100, e SmartMedia, na D-370) e usam pilhas comuns (AA). A Olympus exige troca de pilhas com frequência menor do que a Canon, mas utiliza quatro pilhas, e não duas como a rival, que é um pouco mais compacta.


Mais informações: Brasiltrade (distribuidora da Olympus Digital), tel. 0/xx/11/ 3661-0585 e Canon, tel. 0/xx/11/5070-7200


Texto Anterior: Canal aberto - José Antônio Ramalho: Protetor de tela não atrasa downloads
Próximo Texto: Resolução e autonomia são destaques de modelo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.