São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

iPod guarda cem horas de música; uso em PC requer placa de conexão

Toca-MP3 é compacto, mas caro

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
PERCIVAL LUCENA

ESPECIAL PARA A FOLHA

Fabricado pela Apple, o tocador musical portátil iPod se destaca pela facilidade de uso, pelo design arrojado, pela leveza (pesa 185 g) e pelo tamanho compacto - mede 10x6x1,9 cm e cabe no bolso de uma camisa.
O iPod pode armazenar até 10 Gbytes de informação em seu disco rígido. Isso equivale a mais de 2.000 músicas no formato MP3 (4 minutos de duração e taxa de bits de 160 Kbps). É possível guardar mais de cem horas de música.
Embora a capacidade possa parecer satisfatória, ela fica aquém da alcançada por outros portáteis, que chegam a guardar 80 Gbytes.
O iPod toca músicas nos formatos MP3, WAV e AIFF. A saída para fones de ouvido é potente (30 mWRMS por canal) e produz som de boa qualidade.
Os fones que acompanham o aparelho reproduzem o som com fidelidade. O aparelho tem um equalizador com posições predefinidas, mas não permite ajustar manualmente graves e agudos.
A interface do usuário com o aparelho é feita por meio de um LCD (visor de cristal líquido) de 2 polegadas que apresenta um menu de fácil navegação e suporta vários idiomas, inclusive o português. Além de controlar as funções do aparelho, o LCD também exibe a agenda do iPod, que guarda até mil contatos (nomes, telefones e endereços). Eles podem ser sincronizados com os softs Entourage e Palm Desktop e com o Address Book do Mac OS X.
O iPod se conecta ao computador através da interface FireWire (IEEE 1394), que, além de transmitir os dados, também recarrega as baterias. A transferência de músicas via FireWire é várias vezes mais rápida do que via portas USB. A recarga das baterias também pode ser realizada por uma fonte de alimentação (110 ou 220 V). A bateria de lítio tem autonomia máxima de dez horas.
A instalação do iPod em um computador iMac com sistema Mac OS X foi feita com muita tranquilidade. Não foi preciso instalar nenhum software.
Embora seja fácil de usar, o programa iTunes, que gerencia a conexão com o tocador, apresenta uma limitação. O software não permite ligar o iPod a mais de um computador, provavelmente para dificultar a pirataria musical.
O iPod é um dos melhores toca-MP3 disponíveis no mercado, mas custa R$ 2.300, o que o torna mais caro do que outros aparelhos equivalentes. O tocador é ideal para usuários de Macintosh. Os usuários de PC devem ponderar a necessidade de uma placa FireWire e os preços dos tocadores concorrentes, pois há muitas opções no mercado.


Odemir Martinez Bruno é professor-doutor do ICMC-USP, onde pesquisa visão artificial e computação paralela. Percival Lucena é bacharel e mestrando em Ciência da Computação pelo ICMC-USP


Texto Anterior: Resolução e autonomia são destaques de modelo
Próximo Texto: Soft conecta tocador ao Windows
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.