São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2006

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Caneta vira bisturi em game para Nintendo DS

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No lugar do bisturi, uma caneta especial. O game Trauma Center: Under the Knife transforma qualquer jogador em médico -ao menos, de brincadeirinha.
Com estilo inovador, o jogo foi criado para o portátil de duas telas Nintendo DS. Na tela inferior, sensível ao toque, o jogador encarna o novato médico Derek Stiles, que tem o poder de realizar verdadeiros milagres durante procedimentos cirúrgicos, que variam dos problemas mais simples, como escoriações, até os mais complexos, que englobam aneurismas.
O game se desenrola em diversos episódios e o objetivo é curar, manuseando alguns instrumentos cirúrgicos, uma doença mortal espalhada por um grupo de criminosos. Para abordar um tema tão pesado, a produtora Atlus optou por um estilo visual que lembra o dos desenhos japoneses, com gráficos coerentes, mas sem uma preocupação excessiva em reproduzir órgãos e vísceras com extrema fidelidade.

Sutura
Logo de cara, é preciso usar uma pinça para retirar cacos de vidro de um paciente, fazendo posteriormente uma sutura, com agulha, linha e um gel antibiótico.
O sistema é intuitivo e envolve ações variadas com a caneta. É possível arrastá-la pela tela ou, em alguns casos, desenhar em forma ziguezague para costurar tecidos.
Normalmente, os desafios seguem uma seqüência lógica e, em muitas situações, um personagem interpreta um auxiliar, fornecendo dicas sobre os procedimentos necessários.
Os maiores adversários do jogador são o tempo e a pressão sangüínea do paciente. Se, no começo, a dificuldade não é muito sentida, nas fases avançadas ambos se tornam pedras no sapato.
Em uma das fases, por exemplo, é preciso deter vários aneurismas quase ao mesmo tempo, e a corrida contra o relógio torna-se dramática, como em uma emergência hospitalar.
Os procedimentos, por sua vez, ficam cada vez mais complicados, envolvendo vários instrumentos cirúrgicos. Em certos casos, é possível utilizar o poder de concentração do protagonista, capaz de desacelerar a ação do tempo e fornecer segundos extras, que se tornam para lá de importantes.

Aprimoramento
Pena que o jogo não seja dos mais duradouros. Terminado o modo principal, o que resta é jogar novamente as fases, tentando obter a melhor pontuação possível. O índice é determinado pela precisão, pela estratégia e pela velocidade alcançadas nos procedimentos adotados pelo jogador.
Mas mesmo abordando um tema delicado, Trauma Center consegue reproduzir o assunto com simplicidade e eficiência incríveis, se transformando em um passatempo interessante para quem têm curiosidade de saber como é ser médico e qual a sensação de salvar vidas -ainda que virtuais.


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