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Caneta vira bisturi em game para Nintendo DS
THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No lugar do bisturi, uma caneta
especial. O game Trauma Center:
Under the Knife transforma qualquer jogador em médico -ao
menos, de brincadeirinha.
Com estilo inovador, o jogo foi
criado para o portátil de duas telas
Nintendo DS. Na tela inferior,
sensível ao toque, o jogador encarna o novato médico Derek Stiles, que tem o poder de realizar
verdadeiros milagres durante
procedimentos cirúrgicos, que
variam dos problemas mais simples, como escoriações, até os
mais complexos, que englobam
aneurismas.
O game se desenrola em diversos episódios e o objetivo é curar,
manuseando alguns instrumentos cirúrgicos, uma doença mortal espalhada por um grupo de
criminosos. Para abordar um tema tão pesado, a produtora Atlus
optou por um estilo visual que
lembra o dos desenhos japoneses,
com gráficos coerentes, mas sem
uma preocupação excessiva em
reproduzir órgãos e vísceras com
extrema fidelidade.
Sutura
Logo de cara, é preciso usar uma
pinça para retirar cacos de vidro
de um paciente, fazendo posteriormente uma sutura, com agulha, linha e um gel antibiótico.
O sistema é intuitivo e envolve
ações variadas com a caneta. É
possível arrastá-la pela tela ou, em
alguns casos, desenhar em forma
ziguezague para costurar tecidos.
Normalmente, os desafios seguem uma seqüência lógica e, em
muitas situações, um personagem interpreta um auxiliar, fornecendo dicas sobre os procedimentos necessários.
Os maiores adversários do jogador são o tempo e a pressão sangüínea do paciente. Se, no começo, a dificuldade não é muito sentida, nas fases avançadas ambos
se tornam pedras no sapato.
Em uma das fases, por exemplo,
é preciso deter vários aneurismas
quase ao mesmo tempo, e a corrida contra o relógio torna-se dramática, como em uma emergência hospitalar.
Os procedimentos, por sua vez,
ficam cada vez mais complicados,
envolvendo vários instrumentos
cirúrgicos. Em certos casos, é possível utilizar o poder de concentração do protagonista, capaz de
desacelerar a ação do tempo e fornecer segundos extras, que se tornam para lá de importantes.
Aprimoramento
Pena que o jogo não seja dos
mais duradouros. Terminado o
modo principal, o que resta é jogar novamente as fases, tentando
obter a melhor pontuação possível. O índice é determinado pela
precisão, pela estratégia e pela velocidade alcançadas nos procedimentos adotados pelo jogador.
Mas mesmo abordando um tema delicado, Trauma Center consegue reproduzir o assunto com
simplicidade e eficiência incríveis,
se transformando em um passatempo interessante para quem
têm curiosidade de saber como é
ser médico e qual a sensação de
salvar vidas -ainda que virtuais.
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