São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visual refinado exige PC veloz

DA REPORTAGEM LOCAL

Second Life usa o mecanismo gráfico Havok, o mesmo adotado em games como o moderno Half-Life 2. Oficialmente, os requisitos mínimos para instalar o software, que tem 21 Mbytes, são: chip de 800 MHz, 256 Mbytes de memória RAM, placa de vídeo de 32 Mbytes, conexão de banda larga e sistema operacional Windows 2000 ou XP (também há uma versão para Mac OS X).
Ocorre que, na prática, é preciso ter muito mais. Em testes realizados num micro com processador Pentium 4 de 1,4 GHz e placa de vídeo GeForce2 Ultra, de 64 Mbytes, o programa funcionou com lentidão -ao chegar a uma cidade, era preciso esperar até 30 segundos pela formação dos cenários, cujas animações apresentavam trancos eventuais.
Reduzir a resolução do programa para 800x600 pontos e desativar a função Disable Far Clip limita o nível de detalhamento dos cenários, mas ajuda a contornar o problema.
Outra possível causa de problemas é o acesso à rede: embora tenha sido instalado em computadores com conexões extremamente rápidas (1 Mbps, quatro vezes a velocidade de uma conexão de banda larga comum), o programa atingiu apenas 700 Mbps de taxa de transmissão de dados. Isso pode ser atribuído à manutenção nos servidores da comunidade virtual, que estiveram desligados para reparos durante algumas horas na semana passada. (BG)


Texto Anterior: Diversão: Serviço cria comunidade virtual 3D
Próximo Texto: Games: Jogo The Sims 2 incorpora genética, idade e ambições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.