São Paulo, quarta, 9 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MICROS

Ciclone é arma da IBM contra o sem marca

especial para a Folha

A IBM, disposta a ampliar sua participação no mercado de micros para empresas, lançou o modelo IBM PC 300 GL, apelidado de Ciclone. A nova máquina é baseada no processador Intel Celeron 300a, a versão de 300 MHz com cache de 128 Kbytes.
Destinado a combater os micros sem marca e a ser a porta de entrada para a IBM nas pequenas e médias empresas, o novo modelo tem preço inicial de R$ 1.599.
Na configuração básica, a taxa de transferência do disco e a da placa de vídeo dobraram em relação ao modelo anterior.
O gabinete minitorre tem dimensões externas reduzidas, mas sobra espaço interno para ampliações, com quatro baias livres para adição de drives e três slots (encaixes) para placas do tipo PCI e um para placas ISA. A Folha testou com exclusividade o novo modelo.

Instalação
O produto já vem com o "Windows 98" pré-instalado e sua montagem é simplificada pelo uso de cores junto aos encaixes de cabos. Essa técnica simples é muito eficiente e evita o encaixe do cabo do mouse no conector do teclado.
A abertura do gabinete do monitor é simplificada e não exige o uso de ferramentas. O senão fica por conta da ausência de tomada de força para o monitor no gabinete do micro, exigindo uma segunda tomada ou benjamim.
Uma vez ligado o micro, o usuário conta com alguns ícones que o levam para o programa de boas-vindas, que permite seu registro por meio de modem ou de correio convencional.

Valor agregado
Além do preço, o Ciclone oferece um conjunto de recursos de software e hardware que pesarão na balança na hora da compra.
Empresas que possuem dezenas de micros vão se beneficiar com os softwares de gerenciamento incluídos no produto. O "LANClient Control Manager" permite a atualização centralizada do Bios (sistema que dá a partida no micro) e a transferência de softwares.
Os administradores de sistema ainda contam com o "CoSession", para o suporte remoto, e o "PC Doctor", que permite a análise dos componentes da máquina.
Além disso, usando uma placa de rede da própria IBM, os administradores podem remotamente ligar a máquina do usuário e atualizar softwares a qualquer hora sem a presença de um técnico.
O usuário local conta com uma cópia do "Norton Antivírus" e do "Lotus Smart Suite", pacote composto de processador de textos, planilha eletrônica, agenda e editor de sites, entre outros softs.
Um recurso de destaque é o software "Smart Reaction", que trabalha em conjunto com o hardware dos discos IBM. E, se detecta problemas no disco, realiza uma cópia de segurança automática do disco no servidor da rede.
Esses recursos tornam o Ciclone uma boa opção para empresas que não têm no preço seu único fator de decisão.
(JOSÉ ANTONIO RAMALHO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.